Produto

Os altos e baixos do mercado de veículos destinados ao público PCD

Volkswagen triplica emplacamentos no segmento este ano, enquanto a Hyundai suspende vendas por não ter capacidade para atender à demanda

Limitados a um preço máximo de R$ 70 mil, os veículos destinados a pessoas com deficiência (PCD) registram demanda crescente no País e têm sido alvo de lançamentos específicos da maioria das montadoras aqui instaladas, como é o caso da versão Feel Business do SUV Cactus que a Citroën acaba de apresentar ao mercado.

De acordo com dados divulgados pela Volkswagen, foram emplacados no ano passado, incluindo modelos de todas as marcas, perto de 60 mil dessas unidades, 20% a mais do que em 2016. São veículos equipados obrigatoriamente com transmissão automática e comercializados com isenção de impostos, o que reduz seu preço em cerca de 25%.

LEIA MAIS

GM lança versão do Cobalt para PCD

Ford EcoSport tem versão PCD

Diante da elevada procura por produtos desse tipo, a Volkswagen é uma das montadoras que decidiu investir forte no segmento e, com isso, conseguiu triplicar as vendas para o público PCD este ano. Emplacou 4.915 unidades nos primeiros oito meses deste ano, contra apenas 1.415 no mesmo período de 2017.

“Com a a chegada das versões automáticas do Polo, Virtus, Gol e Voyage, aumentamos a nossa oferta de carros automáticos no segmento de entrada e de compactos premium. Incluindo up! e Fox com transmissão I-motion, contamos agora com seis modelos posicionados estrategicamente para atender aos clientes PCD”, destaca Gustavo Schmidt, vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen do Brasil.

Segundo o executivo, a opção de transmissão automática abrange 74% do portfólio da Volkswagen atualmente: “O novo Polo, o Fox e o Virtus foram os modelos da marca mais vendidos para o segmento PcD de janeiro a agosto de 2018 e os recém-chegados Gol e Voyage automáticos devem, em breve, ocupar também posições de destaque nesse ranking”.

Enquanto a Volkswagen amplia a oferta para esse público, outras montadoras decidiram retirar do mercado versões exclusivas para PCD por falta de capacidade produtiva. É o caso da Hyundai, que optou por suspender as vendas da versão Attitude 1.6 do Creta, por ter a produção da linha já comprometida com os pedidos da rede para os próximos meses.

Segundo revelou recentemente Angel Martinez, diretor de vendas e marketing da montadora, a comercialização da versão para pessoas com deficiência só será retomada no ano que vem.

A Renault, que no primeiro semestre também chegou a suspender por mais de um mês as vendas para pessoas com deficiência, voltou a oferecer os modelos Stepway, Duster e Captur para esse púbico, mas a fila de espera nesse caso chega a quatro meses.

LEIA MAIS

Veículos: vendas diretas crescem 21,2% no ano.

Vale lembrar que para obter a documentação para a retirada desse tipo de veículo o consumidor enfrenta processo de apresentação de documentos e análises que dura pelo menos três meses. E desde julho deste ano o beneficiado só pode revender o veículo em prazo inferior a quatro anos se for para uma pessoa também com deficiência.


 

Foto: Divulgação/VW

 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Ford espera faturar por volta de R$ 150 milhões com veículos da Agrishow 2024

Cifra corresponderá a aumento de 50% a 60% nas vendas em relação ao ano passado

% dias atrás

VWCO impulsiona negócio de locação na Agrishow 2024

Montadora vende 1,3 mil caminhões pesados para a LM Mobilidade e torna o negócio exclusivo…

% dias atrás

Nissan aproveita Agrishow para sustentar embalo de vendas da Frontier

Picape vendeu 40% a mais nos três primeiros meses de 2024 e tem descontos de…

% dias atrás

Marcos Bento segue presidindo a Abraciclo

Reeleito, novo mandato começa 1º de maio

% dias atrás

GM encerra produção na Colômbia e no Equador

No primeiro caso, fábrica foi fechada na sexta-feira e empresa busca permissão para demitir 850…

% dias atrás

Governo do Espirito Santo adquire 75 caminhões Foton

A concessionária Contauto, de Serra,foi a vencedora da licitação

% dias atrás