Tecnologia

Vision Urbanetic, o comercial leve do futuro da Mercedes-Benz

Conceito reúne transporte de pessoas e mercadoria sob demanda baseado em tecnologia elétrica e autônoma

Em evento realizado em Copenhagen, na Dinamarca, a unidade de vans da Mercedes-Benz apresentou o que chamou de Vision Urbanetic, inédito conceito de mobilidade que alia compartilhamento do transporte de pessoas ou de mercadorias com base em propulsão elétrica e tecnologias autônomas.

A ideia se baseou em um chassi que permite receber diferentes carrocerias a depender do propósito de uso, com capacidade para acomodar até 12 passageiros ou espaço para até dez pallets de carga. Os módulos são substituídos por meio de processo automatizado em apenas alguns minutos. A plataforma incorpora todas funções de direção, o que significa que o chassi pode chegar ao local de destino sem a carroceria acoplada.

Conectado em rede, o sistema do veículo não só avalia as informações locais como pode aprender com elas, permitindo se antecipar e reagir a necessidades futuras. A tecnologia pode, por exemplo, capturar os dados de um sistema de controle de trânsito para identificar uma multidão de pessoas reunidas em determinada área, como um show. A partir daí o operador poderá enviar veículos para atender à demanda pelo transporte.

O objetivo da Mercedes-Benz com o Vision Urbanetic é oferecer transporte a mais pessoas e mercadorias em uma infraestrutura praticamente inalterada. O resultado traria redução de veículos nas ruas e, consequentemente, menos poluição e ruído.


Fotos: Mercedes-Benz Vans/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Governo lança Move Brasil 2 com crédito de R$ 21,2 bilhões

Foram incluídos ônibus e implementos, com oferta de carência maior, de 12 meses, para autônomos

% dias atrás

Mais de 500 mil unidades depois, Kwid segue como maior pilar de vendas da Renault

Modelo de entrada responde por 60% dos licenciamentos da marca

% dias atrás

Em março, México supera EUA na compra de autopeças brasileiras

Exportações para a Argentina e Estados Unidos despencaram no mês e no trimestre

% dias atrás

Stellantis volta ao lucro no primeiro trimestre

Receita líquida também cresceu: passou a € 38,1 bilhões, 6% a mais do que em…

% dias atrás

Scania encaminha produção em série da nova cabine Longline

Primeiras entregas estão previstas para os mercados europeus no segundo semestre

% dias atrás

Diretoria de Gente e Gestão, a novidade da HPE no Brasil

Naasson Almeida assume o novo cargo a partir de 1º de maio

% dias atrás