Montadora confirma o fim da produção do modelo em General Pacheco, Argentina, a partir de maio. Demanda em queda por causa da preferência pelos SUVs.
Uma das vítimas da preferência crescente por SUVs tanto mundialmente como no Brasil, o segmento de modelos médios, principalmente os hatches, perde mais um concorrente. A Ford confirma que vai parar de produzir a linha Focus na fábrica de General Pacheco, na Argentina, a partir de maio do ano que vem, ou seja, as versões hatch e sedã do modelo deixarão de ser vendidas por aqui dentro de alguns meses.
A explicação da Ford é exatamente a baixa demanda por hatches e sedãs médios, que estão sendo preteridos em favor principalmente dos veículos utilitários esportivos, segmento que mais cresce no mercado brasileiro e no qual a marca é pioneira com o EcoSport. Os fornecedores da linha Focus ficaram sabendo do fim da sua produção na semana passada, quando a Ford enviou a programação de pedidos para os próximos meses.
LEIA MAIS
→SUVs e hatches pequenos continuam ganhando mercado
→Mesmo com crescimento, General Motors é coadjunte nos SUVs
Com o fim do Focus, a fábrica de General Pacheco, na província de Buenos Aires, passará a produzir apenas a Ford Ranger, que eventualmente até poderá ter sua oferta ampliada a partir do ano que vem.
No acumulado de janeiro a agosto deste ano, a Ford vendeu apenas 2.210 unidades do Focus hatch e 3.130 da versão sedã. No segmento de hatches médios, o modelo da Ford ainda aparece como segundo colocado, perdendo apenas para o Chevrolet Cruze, com 3,7 mil unidades. Em terceiro lugar está o Volkswagen Golf, com somente 2 mil licenciamentos em oito meses. Esse segmento responde este ano por apenas 0,7% das vendas totais de veículos no País. Há um ano esse índice era de 1,2%.
LEIA MAIS
→Ford Ka evolui em segurança nos testes da Latin NCAP
→Ford divulga imagem de SUV elétrico inspirado no Mustang
→Ford reposiciona preços do Focus
A participação é um pouco maior no caso dos sedãs médios, que tem o Toyota Corolla como líder em vendas, mas o segmento também está em queda – sua fatia no mercado total baixou de 8,5% em 2017 para 7% este ano. O Focus é o quarto colocado no ranking desse segmento, seguido por outro modelo da Ford, o Fusion, que no acumulado até agosto teve 3.082 emplacamentos.
Foto: Divulgação/Ford
Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada
A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…
Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano
Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…
Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano
Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.