Símbolo do nascimento da era do automóvel, o Ford T está completando 110 anos de lançamento agora em outubro. Apresentado oficialmente por Henry Ford em 1908, o modelo fez sucesso ao ser apresentado como um produto seguro, de mecânica simples e barato.

Naquela época, havia menos de 30 mil km de estradas pavimentadas nos Estados Unidos e dirigir um veículo era algo altamente desafiador. Feitos artesanalmente até então, os carros eram vistos mais como um brinquedo de luxo – perigoso, barulhento e caro.

O processo de produção em série do Modelo T começou em 1913, abrindo as portas do mercado de massa para o automóvel. Durante o período em que foi fabricado, o Ford T passou por vários processos de melhorias, tornando-se gradativamente mais confortável, rápido e econômico. Também foi aperfeiçoado o processo produtivo, o que gerou grande redução dos custos: lançado por US$ 850, ele custava US$ 290 em 1927, quando saiu de linha.

Entre os primeiros proprietários do modelo estavam o cientista Thomas Edison e os astros de Hollywood Will Rogers, May Pickford e Douglas Fairbanks. Em 1919, a Ford foi a primeira fabricante de automóveis a se instalar no Brasil, com a produção desse veículo e do caminhão da linha.

Anúncio

Como reconhecimento à sua importância no mundo automotivo, o Modelo T foi eleito o Carro do Século pela Global Automotive Elections Foundation no ano 2000, por um júri de 132 jornalistas de 33 países.

 


Foto: Divulgação/Ford