Baseada na Transit, a van elétrica StreetScooter Work XL começou a ser produzida pela Ford na fábrica de Colônia,  Alemanha. Equipado com motor elétrico e carroceria projetados e construídos de acordo com as especificações da marca StreetScooter, fabricante alemã de veículos elétricos, o modelo tem volume de carga de 20 m³, espaço para mais de duzentos pacotes e uma carga útil de até 1.275 kg.

Em cooperação com a StreetScooter, a Ford e o grupo Deutsche Post DHL são pioneiros na eletrificação de veículos para entregas, com capacidade de produção anual de 3,5 mil unidades. No caso da Work XL, são 180 empregados da Ford trabalhando em dois turnos para produzir até 16 unidades do modelo por dia.

Veja o vídeo

“A produção do Work XL em nossa fábrica em Colônia reúne a inigualável experiência da Ford em veículos comerciais e os pontos fortes da StreetScooter, uma start-up ágil”, diz Joerg Beyer, diretor de desenvolvimento de produtos da Ford Europa. “Este projeto conjunto destaca que, além de ser uma fabricante de volume, também podemos fornecer linhas de produção menores.”

LEIA MAIS

Ford utilizará grafeno em seus carros

Ford lançará veículo em feira de jogos eletrônicos

Novas opções no restrito mercado de híbridos e elétricos

A maior do portfólio da StreetScooter, a nova van elétrica terá várias opções de motores elétricos e baterias de íons de lítio, fornecendo até 122 cv e torque máximo de 276 Nm. Com capacidade de bateria de até 76 kWh, a Work XL tem autonomia de até 200 quilômetros. Em comparação com os modelos a diesel, cada furgão elétrico oferecerá uma redução nas emissões de CO2 de 5 toneladas por ano e uma economia de 1,9 mil litros de combustível.

Por enquanto a Deutsche Post DH está usando a van para apoiar seu serviço de entrega de encomendas urbanas na Alemanha. Mas a empresa também considera oferecer o veículo elétrico para clientes terceirizados.

“Com a Ford, encontramos o parceiro ideal, que entende nossa forma de produção flexível voltada para o cliente. Juntos, estamos promovendo a eletromobilidade na Alemanha e tornando o tráfego de entrega nas cidades mais ambientalmente amigável e silencioso. A nova van é perfeita para entrega de encomendas em áreas metropolitanas”, avalia Achim Kampker, CEO e fundador da StreetScooter.

A Ford européia está investindo € 9,5 bilhões em eletromobilidade e planeja entregar 16 veículos totalmente elétricos dentro de um portfólio global de quarenta modelos eletrificados até 2022.


Foto: Divulgação/Ford

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!