A BorgWarner atingiu o marco de 5 milhões de turbocompressores produzidos em sua fábrica de Itatiba, no interior paulista, número alcançado com o modelo B01, o primeiro para veículos flex com motores de 3 cilindros feitos no Brasil. A empresa comemora esse dado histórico no Brasil em um ano que registra alta de 20% na sua produção, vislumbrando desempenho ainda melhor para 2019.

“A BorgWarner orgulha-se de produzir suas tecnologias avançadas no Brasil. Este marco demonstra a importância de nossas linhas de produção no País, que possuem tecnologia de ponta e extensa experiência em engenharia”, destaca Robin Kendrick, presidente e gerente-geral da BorgWarner Turbo Systems.

LEIA MAIS

BorgWarner quadruplicará produção de correntes em 2018

BorgWarner à espera da demanda pela eletrificação da produção mundial

A produção local da BorgWarner atende as principais montadoras e também o mercado de reposição, tanto o interno com os de outros países da América do Sul. Segundo Kendrick, as instalações brasileiras da companhia oferecem aos clientes experiência global com produção local.

“Nossos turbocompressores foram projetados para ajudar os fabricantes de automóveis a alcançar os requisitos de economia de combustível, desempenho e eficiência”, comenta o executivo.

Além do marco de 5 milhões de turbocompressores, a BorgWarner também celebra este ano o recorde de produção de motores de partida, que somou 10 milhões de unidades produzidas em Brusque (SC). A fábrica, que em agosto de 2018 celebrou 20 anos de história, é a base de operações da divisão PowerDrive System na América do Sul, responsável pelo desenvolvimento dos sistemas de propulsão automotivos elétricos e híbridos, além de motores de partida e alternadores para motores à combustão.

Outras conquistas obtidas em 2018 são os 3 milhões de embreagens produzidas em Itatiba (SP) e os 150 milhões de válvulas termostáticas feitas em Piracicaba (SP).

No caso dos turbocompressores, a produção começou em 1975, quando cerca de 25 funcionários produziam o componente para caminhões em em uma pequena fábrica em Campinas (SP), que juntou-se à BorgWarner em 1999. Foi em 2013, com a ampliação dos negócios na área, que a BorgWarner inaugurou o novo complexo industrial de Itatiba, que conta com um centro de engenharia e desenvolvimento.

Atualmente, a produção local de turbocompressores é complementada com a linha específica para motores flex. Dentre as principais caraterísticas do modelo B01, destaca-se o design compacto do produto, que possui uma roda de compressor totalmente feita de alumínio, sistema de rolamento otimizado e uma válvula wastegate controlada por um atuador elétrico. O turbocompressor B01 emprega materiais avançados para resistir a temperaturas de escape de até 1.050 graus Celsius.


Foto: Divulgação/BorgWarner

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!