A Schaeffler anunciou nesta segunda-feira, 10, a aquisição da Elmotec Statomat Holding GmbH, que produz máquinas para a fabricação de motores elétricos. O negócio, segundo a sistemista alemã, deve ser finalizado durante o primeiro trimestre de 2019, após apresentação de todas as condições da transação. As partes acordaram que o preço de compra não será divulgado.

Com base em Karben, próxima a Frankfurt, na Alemanha, a empresa adquirida pela Schaeffler, a partir de acerto finalizado em 28 de novembro, passa a ser chamada a partir de agora de Elmotec Statomat.

“A mobilidade elétrica é um de nossos campos centrais de desenvolvimento futuro”, comenta Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler. “Ao adquirir a Elmotec Statomat, estamos dando um passo importante para expandir nossa especialização na produção nesse campo e implementar com consistência nossa estratégica de mobilidade elétrica”.

Segundo o executivo, com esse novo negócio a empresa acomodará perfeita e totalmente a industrialização do motor elétrico, fechando a lacuna tecnológica antes existente na produção de rotores e estatores.

A Elmotec Statomat GmbH gerou vendas de 40 milhões de euros no ano passado, contanto atualmente com duzentos empregados e mais de cinquenta direitos individuais de propriedade intelectual em treze classes de patente em todo o mundo. Há mais de 60 anos é líder no campo de maquinário de produção de motores elétricos, com foco primário na produção de estatores.

A tecnologia de enrolamento ondulado em particular é considerada um campo principal no desenvolvimento futuro da mobilidade elétrica em termos de densidade de potência, eficiência e produção de larga escala eficiente.

“Por meio desta aquisição, estamos expandindo de modo relevante nossa especialização produtiva no campo de motores elétricos e, assim, permitindo o crescimento de nosso potencial de produzir motores elétricos e de unidades fabris de produção de estatores”, explica Jochen Schröder, diretor da Divisão de Negócios de E-Mobility da Schaeffler.

No final de 2016, a sistemista adquiriu a Compact Dynamics GmbH – uma especialista no campo de desenvolvimento de conceitos inovadores de sistemas de motores de acionamento elétrico.

“Com a Schaeffler, uma empresa familiar inovadora com especialização extensa de fabricação , encontramos o parceiro perfeito para desenvolver nossas tecnologias ainda mais”, avalia Sadik Sadiku, proprietário e administrador da Elmotec Statomat. “Juntos, enxergamos o potencial de crescimento na produção de motores elétricos e unidades de produção de motores elétricos. A transição para a mobilidade elétrica promete oferecer oportunidades especiais, a partir das quais todos os nossos clientes irão se beneficiar”.


Foto: Divulgação/Schaeffler.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!