O mercado de veículos confirmou em fevereiro as perspectivas positivas que as entidades do setor estão prevendo para este ano. Incluindo veículos leves e pesados, foi emplacado total de 198,6 mil unidades no mês, número bem próximo ao de janeiro (199,9 mil) e 26,6% superior ao de fevereiro do ano passado, quando os licenciamentos limitaram-se a 156,8 mil unidades.

No bimestre, foram comercializados 398.441 veículos, volume 17,8% superior ao registrado nos primeiros dois meses de 2018, quando o mercado atingiu 338.125 emplacamentos. Ao divulgar os dados nesta sexta-feira, 1, o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, disse que o desempenho do bimestre reforça o processo de recuperação do mercado automotivo brasileiro:

“Ao iniciarmos 2019, projetamos a retomada do crescimento das vendas para todos os segmentos de veículos, baseada na recuperação da economia como um todo. Estamos visualizando a continuidade da queda na inadimplência, um crescimento, ainda que modesto, na geração de empregos, o controle da inflação e das taxas de juros, a confiança do consumidor e do empresário em alta e, ainda, o aumento na oferta de crédito”.

Todos esses aspectos somados, na avaliação de Assumpção Jr. vão resultar no desempenho positivo projetado pela Fenabrave para o ano. A alta nas vendas neste início de ano abrange todos os segmentos automotivos.

O mercado de automóveis e comerciais leves, somados, totalizaram 380.502 unidades emplacadas no primeiro bimestre, resultando em expansão de 16,31% sobre o mesmo período do ano passado, quando foram emplacadas 327.149 unidades.

Em fevereiro, a venda de veículos leves somou 189.850 unidades, crescimento de 25,2% sobre igual mês de 2018 e queda de apenas 0,42% em relação a janeiro, um mês que tem maior número de dias úteis – 22 contra os 20 do mês passado.

Tanto é que pegando média diária de fevereiro de todas as vendas computadas pela Fenabrave, que também inclui motocicletas, verifica-se expansão de 7,31% sobre superior a registrada em janeiro.

O mercado de caminhões continuar com desempenho extremamente positivo. Foram comercializadas 6.816 unidades em fevereiro, volume 68% maior do que o de idêntico mês de 2018. Em relação a janeiro, houve queda de apenas 1,7%.

No bimestre, foram licenciados 13.748 caminhões, alta de 58% em relação aos primeiros dois meses do ano passado. Nesse mesmo comparativo, as vendas de ônibus cresceram 84,1%, para 4.191 unidades.

 


Foto: Divulgação/Fenabrave

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!