Com a meta de reutilizar mais de 20 milhões de litros de água industrial por mês, a Volkswagen estreia o Projeto de Reúso de Água Industrial em sua fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, exatamente no mês em que em que é celebrado o Dia Mundial da Água.

Segundo a fabricante, a água, antes descartada, agora é filtrada por membranas de osmose reversa, um processo que permite a separação e retirada das substâncias químicas. Em seguida, a água retorna para o processo produtivo.

“Pretendemos reutilizar 65% da água industrial que seria descartada”, revela o gerente da fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil, Mario Rodrigues. “A filtragem proporciona água com qualidade excelente para abastecer a produção. Estamos aliando tecnologia, inovação e sustentabilidade”.

Na fábrica da Volkswagen em Taubaté, SP, esse mesmo projeto já economizou mais de 160 milhões de litros de água desde a sua implantação em 2017. O processo de filtragem lá é semelhante ao da fábrica Anchieta, com a água usada na área de pintura (banhos de pré-tratamento e limpeza das carrocerias) seguindo para a Estação de Tratamento e posterior retorno para os processos industriais da própria área de pintura e também para os sanitários.

“Adaptamos as instalações com tecnologias que nos permitem oferecer água tratada nos parâmetros de qualidade exigidos pela ´pintura, a área que mais utiliza o insumo”, explica o gerente da fábrica de Taubaté, Vilque Rojas.


Foto: Divulgação/VW

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!