É histórico já: as três primeiras colocações no ranking das marcas premium no Brasil viraram um feudo das alemãs Mercedes-Benz, BMW e Audi. No entanto, a disputa pelo quarto lugar nunca esteve tão acirrada. E a Volvo Car está levando vantagem sobre a Land Rover, que perdeu a posição em 2018 depois de anos.

Com uma linha centrada agora nos utilitários esportivos, exatamente o perfil dos produtos da Land Rover, a Volvo vem registrando seguidos recordes de vendas nos últimos dois anos. Em 2018, pela primeira vez em sua trajetória no Brasil, ultrapassou, ainda que por pouco, a concorrente ao somar 6.836 emplacamentos — maior volume registrado até hoje aqui —  contra 6.754 da Land Rover.

Este ano, tudo indica, consolidou a posição e a manterá até com folga, a julgar pelos resultados do primeiro trimestre. Enquanto a marca inglesa negociou 1.351 veículos no varejo de janeiro a março, a sueca contabiliza 1.662 licenciamentos.

As curvas das duas marcas são inversas na comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado no trimestre da Land Rover é cerca de 20% menor do que o dos três primeiros meses de 2018.

Já o da Volvo representa um salto da ordem de 51%. O segmento de veículos premium, calcula a Volvo Car, avançou apenas 6% na mesma comparação.  Só em março a Volvo vendeu 606 veículos, 34,6% a mais do que no mesmo mês do ano passado.

O líder de vendas da marca é o XC60, utilitário esportivo médio, com 724 unidades negociadas, quase a metade de tudo que a empresa vendeu até março. Mas o XC40, modelo de entrada, começa a despontar como candidato a líder no fim do ano: já vendeu 569 unidades nos três primeiros meses de 2019.

Aproveitando a boa aceitação dos veículos que traz da Suécia e da China, a empresa ampliará sua rede de concessionárias. Até o fim do ano, serão inauguradas mais quatro. A primeira ainda este mês, em Manaus (AM). Depois em Maceió (AL), Campo Grande (MS) e Caxias do Sul (RS).

LEIA MAIS

→Nova estrutura da Volvo Cars na América Latina

→XC60 equaciona luxo, desempenho e tecnologia


Foto: Divulgação/Volvo Car

George Guimarães
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!