Durante comemoração dos 100 anos da Fiat na Argentina, a FCA, Fiat Chrysler Automobiles, anunciou o lançamento da versão Fiat Cronos Centenario, edição limitada e exclusiva de 100 unidades do modelo feito em Córdoba.

As operações da Fiat no país vizinho foram iniciadas em 21 de maio de 1919, com a constituição da primeira sociedade local, a F.I.A.T. Turin/Sucursal Argentina, no bairro de Palermo.

Na noite de quarta-feira, 21, exatos 100 anos depois, a FCA comemorou a data com um jantar em Buenos Aires, que teve a participação de John Elkann e Mike Manley, chairman e CEO da FCA, respectivamente, além de Antonio Filosa, presidente da FCA Latam, e Cristiano Ratazzi, presidente da montadora na Argentina. Também presente o o presidente do país, Mauricio Macri, e outras autoridades locais.

No local do evento foram expostos carros históricos, como o Fiat Victoria de 1903 e o 1500 Berlina de 1938, e também os atuais da marca, além do conceito Fïat Fastback, mostrado no último Salão do Automóvel de São Paulo.

O senador Giovanni Agnelli foi o fundador da F.I.A.T. na Itália e também quem promoveu a instalação da empresa na Argentina, com a ideia de projetar a marca além da Europa. O país vizinho foi escolhido como o primeiro destino de internacionalização da marca por ser, na época, uma das economias mais florescentes e desenvolvidas da América.

As operações foram iniciadas a partir de veículos importados e em 1954 foram inauguradas as plantas da Fiat Someca Construcciones Córdoba, para a fabricação de tratores. Foi só em abril de 1960 que saiu das linhas de montagem o primeiro automóvel com produção local, o Fiat 600D.

Em dezembro de 1996 foi construída uma nova planta da Fiat Auto Argentina no complexo industrial de Ferreyra, que demandou um investimento de mais de US$ 600 milhões para a produção do Fiat Siena. Essa fábrica acabou tendo operações suspensas em 2001, mas os negócios por lá foram retomados em 2008, quando outros US$ 500 milhões foram investidos para modernização da planta e a preparação para produção do novo Palio em 2012.


Foto: Divulgação/Fiat

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!