Córdoba é base exportadora da empresa e compõe rede de oito centros de produção de câmbio da fabricante

AVolkswagen Argentina alcançou a marca de 14 milhões de transmissões produzidas no Centro Industrial de Córdoba. A unidade, inaugurada em 1996, tem papel estratégico no grupo por ser umas das responsáveis pelo fornecimento de caixas de câmbio para diversas operações industriais da fabricante ao redor do mundo. em sistema composto por oito plantas.
Atualmente, toda a produção da fábrica argentina é exportada para destino como Brasil, Alemanha, Espanha, República Tcheca, Eslováquia, China, Índia, África do Sul, Estados Unidos e México.
Saem de Córdoba as transmissões que equipam os modelos VW Polo, Golf, Vento e T-Roc; os Seat Ibiza, León e Toledo; os Skoda Fabia e Octavia; e os Audi A1 e Q2.
No ano passado, a companhia anunciou investimento de US$ 150 milhões para adequações em uma das três linhas de produção para a chegada de uma nova transmissão manual de seis marchas, a MQ 281. Segundo a VW, 60% do aporte já foi aplicado.
LEIA MAIS
→Volkswagen retoma 2º turno no Paraná
→Volkswagen é a marca que mais cresce no País
→“2019 é o ano-chave para a Volkswagen do Brasil”, diz Pablo Di Si
“Esse marco de produção em Córdoba reflete o compromisso da Volkswagen com a produção e exportação”, destaca em nota Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina. “Córdoba é uma das nossas fábricas modelos na região, de onde se exportam caixas de câmbio para mais de dez destinos no mundo.”
Atualmente a fábrica de Córdoba opera em três turnos de produção, emprega 1,5 mil pessoas e produz, em média, 609 mil transmissões por ano. Para 2019, a empresa estima alcançar a 722 mil unidades produzidas.
Foto: VW/Divulgação
Sistema da Região Metropolitana ganha por 21 unidade de ônibus elétricos articulados e biarticulados
Tecnologia é alternativa mais barata à química íon-lítio, hoje predominante
Com Brasil na liderança e vendas totais de 569.174 unidades, expansão em 2025 sobre 2024…
Empresa vendeu 11,3 milhões de veículos em 2025, 4,6% a mais do que no ano…
Nove Detrans já eliminaram a obrigatoriedade de teste da manobra
Levantamento da Creditas Seguros mostra o BYD Song Pro em oitavo lugar nessa seleta lista