Acordo de cooperação visa reduzir custos de desenvolvimento para a próxima geração de veículos

OGrupo BMW e a Jaguar Land Rover anunciaram na quarta-feira, 5 de junho, acordo para o desenvolvimento de tecnologias de acionamentos elétricos. De acordo com as empresas, a parceria permitirá apoiar os desafios da indústria relacionados a condução autônoma, conectividade, eletrificação e serviços com vistas a tornar a próxima geração de veículos mais amplamente disponível ao mercado.
Segundo comunicado, ambas as fabricantes compartilham da mesma visão estratégica no que diz respeito à eletrificação. As empresas também trazem na bagagem ampla experiência no desenvolvimento e produção de modelos elétricos, casos do BMW i3 e do Jaguar I-Pace, dentre outros exemplos de veículos híbridos plug-in.
No ano que vem a BMW adianta que apresentará a quinta geração da tecnologia eDrive no iX3. A tecnologia será uma das bases das evoluções subsequentes desenvolvidas em conjunto com a JLR.
LEIA MAIS
→BMW e Daimler reúnem forças para direção autônoma
→BMW e Daimler: € 1 bilhão em serviços de mobilidade.
→Elétrico, Jaguar I-Pace custa R$ 437 mil
“Também no campo da eletrificação, enxergamos a colaboração como chave para o sucesso”, disse em nota Klaus Fröhlich, membro do Conselho de Administração da BMW AG. “Com a Jaguar Land Rover, temos a oportunidade de atender com mais eficiência às necessidades dos clientes, reduzindo o tempo de desenvolvimento e trazendo veículos e tecnologias de ponta para o mercado de maneira mais rápida”, disse
A cooperação permite que ambas as fabricantes aproveitem as eficiências de custo decorrentes do desenvolvimento em conjunto, do planejamento da produção e de compras compartilhadas.
“Além da acentuada transformação pela qual passa a indústria, o interesse do consumidor em veículos eletrificados está ganhando impulso. É essencial que trabalhemos em toda a indústria para aprimorar as tecnologias necessárias para oferecer esse futuro empolgante”, destaca Nick Rogers, diretor de engenharia da Jaguar Land Rover.
Uma equipe formada por especialistas de ambas as empresas, baseada em Munique, Alemanha, será encarregada de desenvolver as tecnologias de acionamento elétrico com as características necessárias a cada linha de produtos e mercados dos parceiros.
Foto: BMW Group/Divulgação
Sistema da Região Metropolitana ganha por 21 unidade de ônibus elétricos articulados e biarticulados
Tecnologia é alternativa mais barata à química íon-lítio, hoje predominante
Com Brasil na liderança e vendas totais de 569.174 unidades, expansão em 2025 sobre 2024…
Empresa vendeu 11,3 milhões de veículos em 2025, 4,6% a mais do que no ano…
Nove Detrans já eliminaram a obrigatoriedade de teste da manobra
Levantamento da Creditas Seguros mostra o BYD Song Pro em oitavo lugar nessa seleta lista