Depois anunciarem parceria em serviços de mobilidade urbana, os grupos BMW e Daimler assinaram um memorando de entendimento com o objetivo de avançar no desenvolvimento em conjunto tecnologias automatizadas da próxima geração, como a condução autônoma em rodovias e recursos de estacionamento. Ambas as empresas enxergam a parceria como uma cooperação estratégica de longo prazo e projetam tornar as tecnologias de níveis SAE 3 e 4 disponíveis até meados da próxima década.

LEIA MAIS

→BMW e Daimler: € 1 bilhão em serviços de mobilidade.

→Wabco fecha acordo global com a Daimler

→Daimler Trucks: € 500 milhões para caminhões automatizados.

As empresas entendem que as capacidades e as experiências acumulados por cada uma das fabricantes na área da automatização veicular acelerarão o desenvolvimento das futuras tecnologias. Além de sinergias, as companhias poderão introduzir novas soluções mais rápidas no mercado, com ciclo de inovações menores.

A parceria concentrará forças no desenvolvimento sobre uma arquitetura capaz de proporcionar produção em escala de veículos com níveis de automação 3 e 4, permitido condução automatizada em rodovias. De acordo com comunicado, ambas as companhias também seguem independentes com seus próprios projetos de P&D na área e não descartam parcerias adicionais com outras empresas de tecnologias e fabricantes de automóveis que possam contribuir com o sucesso da plataforma.

Anúncio

“A direção autônoma é uma das tendências mais revolucionárias para nós no momento, e todo o Grupo Daimler está trabalhando muito nele”, conta Ola Källenius, membro do Conselho administrativo da Daimler, responsável pela pesquisa do grupo e pelo desenvolvimento de carros da Mercedes-Benz. “Em vez de soluções individuais autônomas, queremos desenvolver um sistema geral confiável que ofereça valor agregado aos clientes. Trabalhando com os parceiros certos, queremos fazer avanços significativos no aprimoramento do desempenho dessa tecnologia e colocá-la em segurança na estrada.”

“À medida que perseguimos nossa estratégia, estamos combinando a expertise de dois líderes em tecnologia. No Grupo BMW, parcerias de longo prazo inserida em uma plataforma flexível, de escala e não exclusiva são fundamentais para o avanço da industrialização da direção autônoma”, observa Klaus Fröhlich, membro do Conselho de Administração da BMW “Combinando a expertise das duas empresas, aumentaremos nossa força inovadora e aceleraremos a disseminação dessa tecnologia.”


Foto: Daimler/Divulgação