Tem sido ainda na base do conta-gotas, mas devagarinho — bem devagarinho —, os automóveis elétricos começam a ser oferecidos no mercado brasileiro. Naturalmente, a preços ainda bem pouco convidativos e, portanto, para um público seleto.

Como no caso dos clientes da sofisticada Jaguar, que, a partir deste mês, poderão comprar o I-Pace, utilitário esportivo totalmente elétrico da tradicional marca i nglesa. Preço? Salgados R$ 437.000,00.

Mas quem quiser ser um dos primeiros a deter o modelo no Brasil terá que, na verdade, desembolsar um tanto a mais, precisamente R$ 449.190,00.  É que as primeiras unidades importadas contarão com pacote de opcionais que engloba, dentre outros diferenciais,  teto panorâmico e rodas aro 20.

O I-Pace é apenas o primeiro Jaguar elétrico a chegar aqui. A  Jaguar Land Rover está investindo alto na eletrificação de sua linha e assegura que, já a partir de 2020, todos os novos veículos  de suas marcas terão ao menos uma versão elétrica, híbrida plug-in ou híbrida leve.

jaguar

O SUV é produzido em Graz, na Áustria, em parceria com a Magna Steyr. A única versão para o mercado brasileiro tem dois motores elétricos que desenvolvem 400 cv de potência e torque instantâneo de 69,6 kgf. A tração a distribuída nas quatro rodas.

O I-Pace, mesmo pesando 2,2 toneladas e medindo 4,68 metros, acelera de zero a 100km/h em apenas 4,8 segundos, desempenho que poderia ser atribuído a um carro superesportivo.

Segundo a montadora, a bateria de íon de lítio de 90 kW garante autonomia de até 470 quilômetros com uma única carga. Um carregador de 100 kW leva apenas 40 minutos para garantir 80% de carga. O modelo padrão, de 7kW, demanda 10 horas para atingir essa mesma porcentagem. O utilitário esportivo dispõe de sistema elétrico de freio, que permite ao condutor optar por níveis altos ou baixos de frenagem regenerativa para aumentar a autonomia.

Naturalmente, como veículo de marca premium, o I-Pace é repleto de sofisticações. Não faltam recursos e mimos de conforto de toda a ordem. O cluster digital, por exemplo, tem tela de alta resolução em TFT de 12”. As informações exibidas nele podem ser replicadas no para-brisa por meio do sistema opcional head-up display.

O pacote de recursos de segurança conta com frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas e até alerta sonoro para avisar os pedestres da aproximação do veículo. Há ainda controle de velocidade adaptativo, assistente de ponto cego e visão de 360 para manobras em estacionamento, dentre outros dispositivos

As três primeiras revisões são grátis e realizadas a cada 24 meses ou 34 mil quilômetros. A garantia total é de cinco anos e nesse período a montadora assegura também atendimento em caso de pane do modelo ou falta de carga de bateria em todo o território nacional.

As baterias têm garantia de 8 anos ou 160 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro, e a própria Jaguar vende vários tipos de carregadores.


Foto: Divulgação/JLR

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!