goodyearA Goodyear comemorou no dia 15 de junho os 175 anos da patente de vulcanização da borracha. Charles Goodyear descobriu o processo por acaso, quando deixou acidentalmente exposta ao calor uma mistura de borracha com enxofre e chumbo.

Goodyear  nomeou o processo de vulcanização em homenagem a Vulcano, deus romano do fogo.

A borracha utilizada no início do século XIX tinha diversos problemas: tornava-se muito mole e pegajosa quando submetida ao calor, progressivamente rígida no frio e tinha odor desagradável após pouco tempo.

Por conta disso, Goodyear começou a estudar uma maneira de  contornar essas falhas originadas pela oscilação da temperatura. Após vários ensaios,  conseguiu obter borracha vulcanizada, misturando-a ao enxofre em alta temperatura.

Em 1898, o empresário Frank Seiberling fez uma homenagem ao inventor batizando de The Goodyear Tire & Rubber Company a empresa que acabara de criar em Akron, em Ohio, Estados Unidos.

Charles Goodyear  falecera 18 anos antes. Sem, com certeza, ter a real dimensão do que a sua descoberta representaria sobretudo a partir do século seguinte e do surgimento da produção em massa.


Ilustração: Divulgação

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!