A FCA, Fiat Chrysler Automóveis, inaugurou oficialmente nesta segunda-feira (12), em Betim (MG), o Design Center Latam. Em área de cerca de 2,7 mil m², trabalham 150 profissionais dedicados à criação de veículos. Segundo a montadora, é o maior estúdio de design automotivo da América Latina.

A empresa investiu perto de R$ 11,4 milhões no departamento, que, na verdade, é uma ampliação física e de atribuições do Centro Estilo Fiat do Brasil, criado em 2002 e que já acumula projetos importantes e conhecidos dos consumidores brasileiros e de outros mercados sul-americanos.

Nesses 17 anos, saíram dele 15 veículos e 8 carros-conceito da marca Fiat. “É uma área que agora é multimarca” reforça Peter Fassbender, diretor do Design Center Latam, referindo-se aos projetos que serão desenvolvidos também para a Jeep e RAM na América Latina.

Ao conhecer o novo estúdio em recente visita ao Brasil, Ralph Gilles, vice-presidente mundial de design da FCA, diz que a operação latino-americana tem em mãos as melhores ferramentas para criar.

O executivo se referia ao grupo de profissionais que reúne engenheiros, sociólogos e psicólogos, mas também à tecnologia disponível. O estúdio conta com o laboratório de User Experience (UX), que possui simuladores desenvolvidos especialmente para testar soluções de interfaces e conectividade, além de percepções do design interno e externo dos veículos.

“A FCA é a primeira no setor automotivo no país a investir na criação de um laboratório de UX. Com essas ferramentas, garantimos que o olhar de experiência do usuário esteja dentro do processo de desenvolvimento”, afirma Leandro Alvarenga, líder da área de UX.

O simulador cria ambiente realista de condições variadas de direção. A interação com o trânsito, como ultrapassagem de carros e a presença de pedestres, é sincronizado aos sinais do veículo, como aceleração e freada, por meio de inteligência artificial.

O recurso permite avaliar de maneira próxima do real as operações dos quadros de instrumentos e sistemas de infotainment. A plataforma é modular , troca de componentes são rápidas, sejam da Fiat, Jeep ou RAM.

LEIA MAIS

→ FCA lidera vendas internas com 18,8%

→ FCA inaugura laboratório de test-crash em Betim

Outra ferramenta é o simulador para avaliar acabamentos interno e externo, como cores e texturas, utilizado especialmente na fase inicial dos projetos, antes da construção dos modelos físicos. Investimento de R$ 1 milhão, um projetor laser ainda exibe com fidelidade o veículo em tamanho real e até detalhes de textura.

Mas o Design Center Latam avançará ainda mais nos próximos anos. Sem precisar o prazo, Fassbender diz que tem assegurada uma nova onda de investimentos para a construção de um segundo prédio, que concentrará novas áreas e equipamentos de usinagem e de impressão 3D.


Foto: Divulgação/FCA

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!