A Toyota Motor Corporation e a Suzuki Motor Corporation anunciaram um acordo de aliança de capital nesta quarta-feira, 28. Em comunicado, as empresas afirmam que pretendem estabelecer parceria de longo prazo e colaborarem em novos segmentos, como veículos de condução autônoma.

Em março, as duas montadoras japonesas revelaram que já consideravam o desenvolvimento conjunto de produtos e também a colaboração na produção. As primeiras tratativas entre elas, porém, começaram bem antes, em 2016, e desde o ano seguinte as duas empresas são parceiras tecnológicas e, em alguns mercados, também comerciais.

“O setor automotivo passa por uma mudança sem precedentes tanto em escopo quanto em escala, não apenas por causa de regulamentos ambientais intensificados, mas também pela entrada de novas indústrias e negócios de mobilidade diversificados”, argumentou a Toyota em comunicado oficial.

Mas as duas montadoras, prossegue o texto, continuarão concorrentes, “além de fortalecer suas fundações de negócios existentes e as tecnologias e produtos nos quais cada empresa é especializada”.

A aliança se dará por meio de aquisição de ações de uma empresa pela outra. Por 96 bilhões de ienes, cerca de € 819 milhões de euros, a Toyota deve comprar 24 milhões de ações ordinárias da Suzuki, equivalentes a 4,94% do total de ações da parceria, excluindo ações em tesouraria.

Já a Suzuki pretende desembolsar 48 bilhões de ienes para a compra de cerca de 0,2% das ações da Toyota no mercado. Essas negociações, porém, serão implementadas somente após as aprovações das autoridades estrangeiras de concorrência.


Foto: Divulgação/Toyota

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!