Expectativa era de mais recursos no Estado de São Paulo
O governo São Paulo deixou vazar, na semana passada, que duas montadoras anunciariam nas próximas semanas novos investimentos no Estado. Nesta quinta-feira, 29, a primeira delas, a Volkswagen, revelou, na Alemanha, que apenas acelerará o programa de investimentos nas fábricas paulistas, dentro do já anunciado ciclo de R$ 7 bilhões divulgado no fim em 2016 e que se encerra no ano que vem.
Coube a Ralf Brandstätter, COO mundial da marca Volkswagen, acompanhado de Pablo Di Si, CEO na América Latina, detalhar os planos ao próprio governador paulista, João Dória, que se deslocou até a sede da montadora em Wolfsburg em comitiva com o secretário da Fazenda, Henrique Meirelles, e o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando.
LEIA MAIS
→ Duas montadoras vão anunciar novos investimentos em SP
Eles foram informados de que, dos R$ 7 bilhões, “cerca de R$ 5 bilhões estão sendo direcionados para as fábricas paulistas’. “Desse montante”, afirma comunicado da empresa, “para as novidades que serão apresentadas ainda no biênio 2019-2020, as unidades paulistas receberão investimentos da ordem de R$ 2,4 bilhões”.
Das quatro unidades que a Volkswagen tem no Brasil, três estão em São Paulo – a quarta fica em São José dos Pinhais (PR). Para a pioneira fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo, está reservada a produção, a partir do ano que vem, de um novo modelo.
A montadora reforçou durante o encontro que se trata de projeto integralmente desenvolvido no Brasil e “com grande potencial de exportação”. “É a primeira vez que a Volkswagen do Brasil exportará o conceito de um novo veículo e que terá abrangência global, um carro que representará um novo segmento”, destacou Di Si.
Batizado de New Urban Coupé, o futuro modelo é um utilitário esportivo compacto, conhecido como CUV, derivado da plataforma MQB, a mesma do Polo e,Virtus, já fabricados em São Bernardo do Campo.
Diferente do ainda novato T-Cross, montado no Paraná e que adota a mesma plataforma, o CUV terá um perfil mais esportivo, com a parte traseira lembrando a de um cupê.
É um estilo ainda inédito no segmento, mas não se trata de novidade: BMW e Mercedes-Benz têm produtos nessa configuração há anos e a Fiat apresentou no Salão do Automóvel de São Paulo, no ano passado, seu conceito SUV Cupê derivado da picape Toro e que deve ser fabricado em Goiana (PE).
LEIA MAIS
→ Volkswagen amplia serviços digitais nas concessionárias
O governo paulista lançou, no primeiro semestre, o IncentivAuto, programa que concede descontos progressivos no ICMS para montadoras que destinarem novos investimentos superiores a R$ 1 bilhão e que gerem mais de 400 postos de trabalho.
Resta saber se, sem novos recursos ou contratação de mais trabalhadores, a Vokswagen conseguirá os incentivos, ainda que o governador tenha citado o programa em seu discurso em Wolfsburg.
Foto: Divulgação/VW
Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada
A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…
Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano
Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…
Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano
Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.