Balanço do desempenho de vendas de importados divulgado na terça-feira, 3, pela Abeifa, aponta crescimento de 2,7% nos licenciamentos de veículos das 15 marcas associadas em agosto, com pouco mais de 3 mil unidades contra 2,9 mil registradas em julho.

“De alguma forma, o setor de importados obteve melhor desempenho em relação ao mercado interno total de veículos automotores em agosto”, avalia em nota José Luiz Gandini, presidente da Abeifa, em referência à queda de 0,67% nos licenciamentos do mês passado apurados pela Fenabrave. “Além de algumas associadas terem recuperado vendas mensais, em agosto tivemos um dia útil a menos que no mês de julho.”

O resultado positivo, no entanto, não trouxe alívio para as perdas com as quais o segmento convive. Na comparação com agosto do ano passado, quando as entregas somaram 3,8 mil veículos, a queda foi de 20,2%.

Já no acumulado dos oito primeiros meses, os 22,2 mil importados licenciados representaram um recuo de 10,7% em relação às vendas de um ano atrás, de 24,8 mil unidades.

Segundo a Abeifa, embora as vendas no mês passado tenham apresentado tendência de alta a quatro meses do fim do ano, dificilmente o segmento alcançará a estimativa de entregar 40 mil unidades em 2019.

LEIA MAIS

Abeifa divulga estudo sobre preço dos importados

Entretanto, há outra realidade nos resultados das associadas da Abeifa. As marcas com operações produtivas no País – BMW, Land Rover, Caoa Chery e Suzuki – preservam desempenho positivo. Em agosto, as vendas de veículo de produção nacional foram de 2,7 mil unidades, alta de 16,1% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

No acumulado, os emplacamentos somaram 19,9 mil unidades, expressiva alta de 39,4% sobre o volume de um ano atrás, de 14,3 mil unidades.


Foto: Abeifa/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!