Balanço dos financiamentos de veículos de 2023 consolidado pela B3 registra crescimento de 10% nos negócios em relação ao ano anterior. No ano passado, as vendas a prazo totalizaram 5,9 milhões de autos leves, motocicletas e pesados. Do volume total, 3,9 milhões foram de veículos usados, o que representou alta de 6%. O restante, de pouco mais de 2 milhões de unidades 0 km, anotou expansão de 18,2%.

As vendas a crédito de autos leves encerraram 2023 com alta de 7,6% e as de motocicleta 20,9%. Somente os financiamentos de pesados anotaram recuo, ainda assim com índice de 0,2%, o que indica estabilidade nos negócios na comparação a 2022.

LEIA MAIS

Financiamento de veículos segue aquecido

“O crescimento em 2023 mostra uma recuperação do mercado de financiamento de veículos após a queda registrada em 2022”, avalia em nota Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado da B3.

“Além da medida provisória do governo de incentivo ao setor automotivo, a ampliação da oferta de crédito, com os índices de inadimplência sob controle, e a redução das taxas de juros desempenharam papéis preponderantes nessa retomada.”

O balanço da B3 ainda destaca a demanda dos financiamentos em dezembro de 2023. O mês anotou vendas a prazo de 572 mil veículos, alta de 18% sobre o mesmo período de 2022, além de registrar a maior média de veículos financiados por dia útil desde dezembro de 2013, com 28,6 mil negócios por dia.


Foto: Pixabay

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!