Aabertura oficial da Fenatran 2019, 22ª Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, nesta segunda-feira, 14, trouxe à tona novamente a questão da necessidade de renovação da frota de veículos no País, principalmente a de caminhões.

Reivindicação antiga do setor, o projeto de renovação de frota acabou sendo citado na cerimônia de abertura e acabou tendo repercussão favorável ao longo do dia. Segundo o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, revelou no final da tarde, o governador de São Paulo, João Doria, presente no evento na parte da manhã, fez contato no final do dia marcando uma reunião para a próxima quarta-feira no Palácio dos Bandeirantes.

“Além de representantes da Anfavea, também estarão presentes executivos da Fenabrave e do Invest-SP, além de outras instituições estaduais”, informou Moraes, revelando que, coincidentemente, a entidade tinha contratado uma consultoria para realizar estudos sobre as consequências negativas da não renovação da frota brasileira, incluindo gastos provenientes dos acidentes e problemas no trânsito.

O estudo, segundo ele, está em fase final de conclusão. “Depois disso precisamos fazer um projeto sobre como implementar o programa de renovação. Entre os itens a serem discutidos, tem a questão do fundo que bancaria a compra dos caminhões velhos para serem substituídos por modelo mais novos”.

LEIA

Congresso Fenabrave ressuscita projeto de renovação de frota

Fenatran terá mais de 450 expositores

Sem espelho retrovisor, Actros ganha versões com motor de 530 cv

Também tem de ser definida a questão do financiamento para a troca do veículos, assim como o destino dos que serão descartados. Com o interesse do governador de São Paulo a ideia agora é fazer um projeto-piloto no Estado para depois expandi-lo para o resto do País.

De acordo com o presidente da Anfavea, estima-se haver hoje no País cerca de 250 mil caminhões com mais de 30 anos de uso, de uma frota total de 2 milhões de veículos pesados. A idade média de toda a frota chega a expressivos 20 anos. Um número que já foi debatido dentro do projeto de renovação de frota seria o pagamento de R$ 40 mil pelo modelo com mais de três décadas na estrada.

A Fenatran, organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, é o principal evento de transporte da América Latina. Com a presença de 450 marcas no São Paulo Expo, na capital paulista, a feira deverá atrair um público de 60 mil compradores de diferentes setores da economia que utilizam o transporte de carga para a distribuição de mercadorias, tanto dos 27 estados brasileiros como de outros países. O evento termina na sexta-feira, 18.


Foto: Divulgação/Anfavea

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!