A empresa brasileira de tecnologia Guep desenvolveu um conjunto de soluções capaz de colocar ponto final nas eventuais perdas de mercadorias ao longo da cadeia logística. O Easy Check combina hardware e software para verificar com precisão conteúdo e quantidade de carga em questões de segundos.

A empresa desenvolveu etiquetas baseada na tecnologia RFID (identificação por radiofrequência) e portal que realiza a leitura das mercadorias ao mesmo tempo. A oferta completa ainda adiciona impressora das etiquetas. “O Easy Check pode, por exemplo, estar instalado na doca de carga e descarga. A tecnologia permite reduzir tempo, pois elimina as conferências tradicionais, basta paletizar a carga passar pelo portal”, conta Rodnei Bottosso, vice-presidente da Guep.

Segundo o represente da empresa, a tecnologia permite ser utilizada em grandes armazéns para levantamento de inventários e saber com precisão quantidade presente no local, itens que faltam e suas respectivas localizações. “Esta é a solução que faltava ao mercado brasileiro de logística para a prevenção de perdas”, reforça Botosso. O executivo lembra que além da leitura, a tecnologia permite integração com os programas de gestão, como os sistemas de ERP, WMS ou TMS.

As informações obtidas pela leitura podem abastecer instantaneamente os sistemas de gestão dos operadores logísticos, que terão uma visão precisa de toda a carga em transporte. As divergências de informação e perdas podem ser praticamente zeradas, uma vez que haverá um controle preciso dos volumes em transporte. Ao chegar ao destino, o caminhão atraca em uma outra doca no destino onde uma segunda unidade do portal Easy Check confirmará a chegada dos volumes.

O Easy Check foi apresentado na Fenatran 2019 e, de acordo com a empresa, pronto para ser oferecido ao mercado.


Foto: Guep/Divulgação

Décio Costa
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!