A Curitiba Motores (CMO), fábrica da Renault do Brasil localizada no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, PR, está completando 20 anos de produção. No período, foram fabricados mais de 4 milhões de unidades, das quais 40% foram exportadas.

“Ao longo desses anos, a CMO passou por diversas mudanças, sempre buscando inovações para continuar crescendo e produzindo motores cada vez mais modernos”, comenta Carlos Martin, diretor de Fabricação de Motores da Renault. “Ficamos muito felizes em comemorar os 20 anos de produção, fruto de muita dedicação e trabalho dos colaboradores que fazem parte dessa história”.

Com três famílias de motores atualmente em produção e capacidade de 600 mil unidades por ano, a Renault exporta propulsores para a Colômbia e Argentina, além de componentes para a Turquia. A fábrica foi inaugurada em 2 dezembro de 1999, na época projetada para 280 mil motores/ano. Na versão 1.6 16V, os primeiros propulsores equipavam no Brasil o Scénic, Clio e Clio Sedan e, na Argentina, o Mégane.

LEIA MAIS

Renault cresce e se torna uma das “Big Four” no Brasil

Mais um Renault LAB em Curitiba

Em 2000, a fabricante francesa passou a produzir o motor 1.0 16V com foco no Clio, atingindo a marca de 30 mil motores em seu primeiro ano completo de fabricação. Para diversificar a gama, em 2002 foi iniciada a produção dos motores 1.0 8V e 16V, além do 1.2 16V para exportação, o que propiciou alcançar, em 2006, a marca de 1 milhão de motores, volume que foi triplicado em 2014.

A fábrica deu início à modernização dos motores em 2016, com a produção da linha SCe (Smart Control Efficiency) trazendo as versões 1.0 SCe e 1.6 SCe, mais potentes e econômicos. No ano seguinte, processo de expansão envolveu a construção de novas linhas de usinagem, para aumentar a produção local de componentes do motor, como virabrequim, cala e suporte. Com todas essas inovações, em 2018 a fábrica atingiu a marca de 4 milhões de motores produzidos no Brasil.

Além da produção de motores, a fábrica também é destaque na capacitação de seus colaboradores, além da busca constante por evolução utilizando novas tecnologias, com foco na Indústria 4.0. “


Foto: Divulgação/Renault

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!