AFras-le, empresa do Grupo Randon, anunciou nesta terça-feira, 17, a compra integral das ações da Nakata Automotiva, incluindo suas unidades nos estados de São Paulo e Minas Gerais. No valor de R$ 457 milhões, a transação envolve todas as operações e negócios, incluindo a manutenção dos 416 funcionários da companhia.

Os CEO’s da Nakata, Jorge Schertel, e da Fras-le, Sergio Carvalho (foto acima), formalizaram o negócio em encontro realizado na parte da tarde em São Paulo. Com a aquisição, a fabricante de autopeças das Empresas Randon objetiva ampliar suas atuação no mercado de reposição. A Nakata produz componentes destinados a veículos leves, pesados e motocicletas, incluindo um amplo portfólio de itens para suspensão, direção, transmissão, freio e motor.

LEIA MAIS

Empresas da Randon repensam o sistema de freio para aumentar sua durabilidade

Randon incorpora motor elétrico no semirreboque

Fras-le apura alta de 26% na receita do ano

A conclusão da aquisição está condicionada à aprovação da Assembleia Geral Extraordinária de acionistas da Fras-le, a ser agendada, e do Cade, Conselho Administrativo de Defesa Econômica, bem como dos demais órgãos de defesa da concorrência em outras jurisdições. O negócio deverá ser efetivamente concluído até o segundo trimestre de 2020.

Sergio de Carvalho, CEO da Fras-le e COO da Divisão Autopeças das Empresas Randon, comenta que a aquisição beneficia tanto a empresa, que ganha diferencial competitivo, quanto o cliente, que contará com maior diversidade de produtos:

“Com a Nakata, a Fras-le adiciona itens de suspensão, direção e powertrain aos produtos do sistema de frenagem que já integram o seu atual portfólio, podendo aumentar significativamente sua penetração no mercado de reposição nacional”.

Embora atue mais focada na reposição da linha leve, a Nakata também tem opções para a linha pesada, oferecendo itens variados no mercado, dentre os quais amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, juntas homocinéticas, juntas universais, bombas, componentes de eixos, de tração leve e sistemas de direção.

“O time da Nakata Automotiva se sente muito honrado pela união com uma das mais importantes empresas do setor de autopeças”, comentou Jorge C. Schertel, CEO da companhia. “São duas empresas líderes e complementares que produzirão relevantes resultados para seus funcionários, acionistas, clientes e fornecedores. Com valores e princípios éticos similares e a combinação entre as melhores práticas e soluções, toda a cadeia de clientes será beneficiada”.

Para ampliar negócios no Brasil e no mundo, a Fras-le vem investindo na aquisição de empresas da área automotiva desde o início desta década. Em 2012, adquiriu a Controil, que fabrica componentes para sistema de freio hidráulico, e no ano passado adquiriu a Fremax, tradicional fabricante de discos de freio. Também em 2018 assumiu o controle da Jurid do Brasil, dedicada à produção de pastilhas de freio.

Também realizou importantes aquisições e associações em 2017, envolvendo três empresas da Argentina e do Uruguai. Na Índia, por meio de uma joint venture com a ASK Automotive, criou a ASK Fras-le Friction para fornecimento aos mercados da própria Índia, Bangladesh, Nepal e Sri Lanka. Além disso, duplicou a unidade fabril da China e, ainda, instalou um escritório de vendas e um centro de distribuição na Colômbia.

Com sede em São Paulo, a marca Nakata tem quase sete décadas de existência no Brasil. Nos últimos 15 anos, dedica-se exclusivamente ao mercado de reposição, com linhas completas e produtos líderes nos segmentos de suspensão, direção e transmissão, além de soluções em freios e motopeças.


Foto: Divulgação/Fras-le

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!