Modelo líder do mercado terá versão quatro portas
A picape mais vendida do Brasil mudará em breve e bastante. A Fiat divulgou nesta sexta-feira (7) a imagem da silhueta do modelo, que chegará ao mercado brasileiro ainda no segundo trimestre. A primeira foto oficial da montadora confirma que a picape fabricada em Betim (MG) terá, pela primeira vez, versão quatro portas, além da convencional de duas portas.
A nova Strada compartilhará componentes de produtos já conhecidos, como Argo e Mobi, e será um pouco maior do que a atual geração. A FCA não confirma, mas há possibilidade de que a nova geração conviva por algum tempo com a atual, que serveria como alternativa mais barata para o trabalho.
Nada menos do que 95% de todas as Strada negociadas no ano passado foram pela modalidade de vendas diretas. A estratégia de manter um produto mais acessível, assim, seria importante para evitar um eventual “buraco” nas vendas de um produto estratégico para a marca no Brasil.
Sozinha, a Strada somou 76,3 mil licenciamentos e representou 21% dos mais de 366 mil automóveis e comerciais leves Fiat vendidos no mercado interno em 2019. Por pouco, menos de 2 mil unidades, não foi o veículo mais vendido da marca — perdeu para o Argo, com 79 mil emplacamentos.
No segmento de picapes compactas, há anos o modelo domina mais da metade dos negócios. A participação no ano passado passou de 58% sobre as 134 mil unidades registradas em conjunto comVolkswagen Saveiro e Chebrolet Montana, que detiveram, respectivamernte, 32% e 9,5% das vendas.
Lançada em 1998, apenas dois anos depois do Palio, hatch que deu origem à família que contou ainda com a station wagon Weekend, cuja produção foi encerrada no mês passado, a Strada já acumula perto de 1,4 milhão de unidades vendidas desde então.
LEIA MAIS
→ FCA destaca a América Latina em seu balanço global
→ Fiat Weekend sai de cena após 23 anos de produção
Sempre sobre a mesma plataforma, passou por mudanças estéticas importantes nessas duas décadas e se destacou por apresentar propostas inéditas para o segmento, como a cabine estendida de três portas e a versão Adventure, fundamental para a imagem do produto até hoje, e o diferencial de bloqueio eletrônico Locker.
A picape também tem papel importante na pauta de exportações da FCA. De Betim, ela segue para vários mercados latino-americanos, onde também é vendida sob a marca RAM.
Foto: Divulgação/Fiat
Sindicato calcula o corte de 50 trabalhadores que estavam em licença remunerada
A atual primeira colocada Volkswagen tem 15,7% dos licenciamentos. Há um ano Jeep liderava com…
Vendas avançaram 45% em abril em relação há um ano
Presidente da Fenabrave reconhe que os elétricos puros vêm se consolidando aos poucos nos grandes…
Com 133 mil emplacamentos no quadrimestre, vendas do segmento cresceram 21,5% este ano
Encarroçadora de ônibus contabilizou R$ 316,9 milhões no período. Produção, entretanto, recuou 5,9%.