Com cancelamento em cima da hora do Salão de Genebra,  que abriria as portas ao público no próximo dia 5, as montadoras tratam de difundir as novidades que estavam reservadas para a exposição suíça por meio de vídeos e comunicados à imprensa.

Nesse sentido, a Renault foi a mais ágil e despachou para todo o mundo, já na manhã desta segunda-feira (2), imagens e informações sobre os diversos veículos que aceleram a eletrificação de sua linha.

A marca apresentou o Clio híbrido e os Captur e a station wagon Mégane Estate híbrido plug-in, modelos prontos para chegarem às revendas europeias. Também destacou o New Twingo Z.E e o Kangoo Z.E Concept, ambos elétricos.

Entretanto, chama mais a atenção desse exército eletrificado da  Renault o conceito elétrico Morphoz. Segundo a fabricante, ele antecipa muitas das tecnologias que serão incorporadas a seus veículos a partir de 2025, assim como boa parte dos desenhos da carroceria e interior previstos para futuros SUVs.

O  Morphoz é um modelo de condução autônoma nível 3 e originalmente familiar médio, mas que tem seu comprimento modificado de acordo com a necessidade de uso.

A frente pode se expandir para abrigar uma bateria maior, adequada a viagens mais longas, e o mesmo acontece com a traseira para aumentar o espaço para os passageiros dos bancos de trás ou  ampliar a capacidade do porta-malas.

O carro-conceito foi concebido sobre a plataforma de veículos elétricos CMF-EV , que já estará em alguns carros de linha  da Aliança Renault-Nissan já partir do ano que vem. Ela  contempla baterias planas e motores elétricos distribuídos pelas quatro rodas para maximizar o espaço interior.

Para trajetos urbanos, por exemplo, ele tem 4.400 m de comprimento e distância entre eixos de 2.730 mm e pode rodar com bateria de 40 kWh e 400 km de autonomia.  Mas um comando transforma para viagens mais longas:  a dianteira se desloca para frente em mais 40 centímetros, o que permite acomodar uma bateria extra de 50 kWh para alcançar até 700 km, e o entre eixo  ganha 20 centímetros.

LEIA MAIS

→ Em ascensão, Brasil se consolida como quarto mercado da Renault

→ Renault possibilita compra 100% on-line de toda a linha de automóveis

Com o Morphoz, a montadora apresenta ainda uma o conceito de carregamento da bateria por indução sem fio, a transferência de energia elétrica extra para a casa do proprietário e o armazenamento de baterias maiores para trajetos mais longos.

A inteligência artificial é outro atração do crossover: sensores reconhecem motorista e passageiros e, por exemplo, ajustam a temperatura ou a posição dos assentos de acordo com as preferências de cada um deles.


Fotos: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!