Fornecedores do setor automotivo continuam anunciado a suspensão das operações locais por causa do novo coronavírus. A Clariuos, fabricante das baterias Heliar, optou por férias coletivas para os funcionários da fábrica de Sorocaba, SP, entre os dias 30 de março e 12 de abril.

O SMetal, que representa os metalúrgicos da cidade e região, informa que mais 12 empresas da base decidiram parar, dentre as quais a Dana, a Kangico, do Grupo Toyota, a PGG e a Progeral. Agora já são 28 indústrias sem atividades na região, incluindo a Toyota, CNH Case, Bosch, Schaeffler e ZF.

LEIA MAIS

Mitsubishi lança campanha para incentivar isolamento social

Caoa Chery investe em venda domiciliar

Sindicatos se mobilizam, autopeças começam a parar

Para tranquilizar os clientes, o diretor comercial da Clarios, Carlos Banzato, garantiu não haver a possibilidade de faltar produtos para distribuidores e revendedores. “Temos estoque suficiente para o período as férias coletivas. Estamos agindo com o máximo de cuidado para preservar a saúde dos nossos funcionários, parceiros e clientes, além de garantir o abastecimento do mercado”.

Nas últimas semanas, a Clarios adotou uma série de medidas internas para cuidar da saúde das suas equipes, como trabalho home office para o setor administrativo, além de funcionários acima dos 60 anos e demais pertencentes ao grupo de risco, intensificação da limpeza em todas as áreas comuns da fábrica, utensílios e transporte fretado, além de triagem para avaliação febril na portaria e atendimento psicológico remoto. Não existe nenhum caso suspeito ou confirmado entre os funcionários.

“É o momento de cuidar da saúde e do emprego das pessoas que fazem tudo isso acontecer. É uma pausa necessária e que nos permitirá retornar ainda mais fortes para enfrentar as consequências que essa crise global poderá trazer”, comentou Banzato.

GARANTIA AOS TRABALHADORES

O presidente do SMetal, Leandro Soares, por sua vez, enfatizou a necessidade de as empresas entenderem a gravidade da situação. “Não descansamos um minuto desde que essa crise começou  e estamos em negociação com as indústrias da base para garantir que os trabalhadores estejam em segurança com suas famílias. O compromisso do sindicato, nesse momento, é com a vida das pessoas, garantindo seus empregos e direitos”.

O sindicalista destaca que a medida leva em conta orientações dos órgãos de saúde para conter a propagação do coronavírus, informando que os tralhadores serão beneficiados por férias coletivas, individuais ou outras modalidades de acordos. O início da paralisação varia entre os dias 24 e 30 de março.


Foto: Divulgação/Clarius

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!