A BYD, fabricantes de veículos 100% elétrico, ampliou a oferta de ônibus com a homologação da carroceria Marcopolo Viaggio 1050 sobre o chassi D9F. O modelo, apresentado e novembro do ano passado, é o primeiro destinado a operações de fretamento movido a bateria produzido no País.

Também indicado para as aplicações rodoviárias de curtas e médias distância, o modelo entrega autonomia de até 400 km. Traz dois motores elétricos integrados no eixo traseiro que, juntos, geram 402 cv. Tem ainda sistema de suspensão integral pneumática, freios a discos e controle eletrônico de tração. O ônibus possui 12,9 metros de comprimento e pode ser configurado com até 44 assentos.

Para a BYD, além dos benefícios ao meio ambiente e conforto para os passageiros em função do baixo ruído, os ônibus elétricos se apresentam como alternativa mais econômica aos operadores. Pelas contas da empresa, o custo operacional pode chegar a ser 70% menor se comparado aos gastos exigidos pelo ônibus convencional a diesel. Entra na conta a baixa necessidade de manutenção., o que aumenta a disponibilidade do veículo.

A BYD tem se apresentado como a principal parceira em projetos de eletromobilidade em diversas cidades País. A entrega mais significativa ocorreu em novembro do ano passado, quando a Transwolf passou a operar 15 unidades em linha do sistema público de transporte de São Paulo.

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Foto: BYD/Divulgação

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