A produção brasileira de motocicletas limitou-se  meras 1.479 unidades em abril, 98,4% menor em relação ao mesmo mês de 2019. Na prática, todos as fabricantes associadas à Abraciclo,  Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, mantiveram suas linhas paralisadas.

Em março, por exemplo, foram produzidas 102,9 mil unidades, queda de 98,6%%. A produção acumulada no  primeiro quadrimestre chegou  a 299, 1 mil motocicletas, redução de 18,7% na comparação com o mesmo período do ano passado.

O número de maio deve ser pouca coisa melhor apenas. Isso porque, apesar de metade das fábricas terem voltado ao trabalho no começo do mês, a Honda, responsável por cerca de 80% da produção nacional e que interrompeu as atividades no fim de março, decidiu estender a paralisação até a segunda-feira, 25, uma semana além do que previa.

A medida se deveu ao aumento do número de infectados pelo coronavírus na capital do Amazonas, onde estão localizados todos os fabricantes de moto.

Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, diz que as projeções para 2020 do segmento de motocicletas serão revistas. Em nota, o dirigente chama a atenção para a situação das fabricantes e revendedores, que, avalia, precisam de medidas governamentais que aliviem as dificuldades de caixa.

“Estamos apresentando pleitos referentes às necessidades operacionais e econômicas mais urgentes das fabricantes de motocicletas e também das parceiras que atuam no varejo para os governos federal, estadual e municipal. ”

O fechamento das revendas ao longo do mês passado resultou em somente 5,2 mil motocicletas vendidas no atacado, 94,3% abaixo de abril do ano passado e 94,4% aquém das vendas de março. De janeiro a abril, a negociação entre montadoras e concessionárias envolveu  282,6 mil unidades,  21,7% a menos do que no primeiro quadrimestre de 2019.


Foto: Honda/Divulgação

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