Desde as primeiras paralisações em meados de março, só a partir da próxima semana quatro das principais marcas de automóveis do País retomam suas atividades locais. Outras cinco já estão operando e só ficará faltando a Honda, que adiou para o dia 13 de julho a sua volta.

A Toyota reabre suas fábricas paulistas de São Bernardo do Campo, Indaiatuba e Porto Feliz na segunda-feira, mesmo dia em que a Ford retoma atividades em Camaçari, BA, e a Nissan em Resende, RJ. A planta da PSA em Porto Real, também no sul-fluminense, será reaberta na terça-feira, 23.

No segmento de automóveis e comerciais leves, a primeira a voltar foi a FCA, Fiat Chrysler Automobiles, que reabriu as fábricas da Fiat em Betim, MG, e da Jeep em Goiana, PE, no dia 11 de maio. Na mesma semana a Volkswagen voltou a operar no Parana e a Hyundai em Piracicaba, SP. No dia 18 foi a vez de a General Motors religar as linhas de montagem em São Caetano do Sul, SP.

Apesar da reabertura gradual das fábricas, ninguém está operando a plena carga. Todas voltaram em esquema de apenas 1 turno, com a adoção de novos protocolos de segurança e higiene, incluindo o distanciamento entre os funcionários. Assim também será na Toyota, que reativa suas fábricas paulistas de São Bernardo do Campo, Indaiatuba e Porto Feliz na segunda-feira, e a de Sorocaba na sexta-feira, 26.

LEIA MAIS

Honda adia retomada da produção para o dia 13 de julho

Produção cai pela metade, com perda de 610 mil veículos no ano

FCA conclui hospital de campanha em Pernambuco

General Motors reabre fábrica de São Caetano do Sul

A fabricante de origem japonesa instalou câmeras termográficas em todas as portarias para medir a temperatura em tempo real logo na chegada dos colaboradores. Para evitar aglomeração, os fretados – que vão operar com metade da capacidade – chegarão de forma escalonada, enquanto aqueles que chegam com veículos individuais terão a temperatura medida antes de entrar no estacionamento.

A Toyota também reforçou a importância de os funcionários da produção já virem uniformizados, para evitar aglomerações no vestiário. O pessoal da parte administrativa fará rodízio de segunda a quinta-feira, com no máximo 50% da força-tarefa atuando de forma presencia. Já as reuniões serão feitas por videoconferência. Às sextas-feiras, o trabalho remoto é para 100% dos colaboradores. Não haverá self-service nos refeitórios. As refeições serão servidas em porções embaladas individualmente.

Aceleração gradual da produção

Também a Ford volta com apenas um turno em Camaçari na segunda-feira, 22, e na fábrica de motores de Taubaté, SP, no dia 1º de julho. A montadora informa que a aceleração da produção será feita gradualmente, conforme os trabalhadores se ajustarem aos novos protocolos de saúde e segurança e toda a cadeia de fornecedores ganhe velocidade.

“Temos monitorado de perto o estado da pandemia no Brasil nas últimas semanas, já que a saúde e a segurança dos nossos empregados são prioridades máximas em todas as decisões”, comentou Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais, ao anunciar a volta na próxima semana. “Nós trabalhamos intensamente para redesenhar nossos processos, protocolos de trabalho e instalações para garantir que quando voltarmos ao trabalho haja um ambiente saudável e seguro para todos.”


Foto: Divulgação/Toyota

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!