O SMetal, Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, informou nesta semana que os trabalhadores do grupo de risco da Schaeffler aprovaram acordo de redução de jornada, com vigência de um mês e estabilidade provisória no emprego. Foram mantidos os benefícios e um complemento nos salários dos trabalhadores, garantindo seu valor líquido ou mais próximo dele.

Segundo o coordenador do comitê sindical da empresa, Claudemir dos Santos, esses funcionários estavam com os contratos suspenso desde maio e, com o encerramento da vigência do acordo, o sindicato e a empresa decidiram buscar uma nova ferramenta para proteção à saúde, emprego e renda deles.

“A intenção inicial da Schaeffler era a de prorrogar a suspensão de contratovigente, com os salários e benefícios negociados pelo SMetal e aprovados pelos trabalhadores em maio. Porém, apesar da sanção da lei referente à MP 936, o governo não traz mecanismos para a prorrogação do prazo da medida, razão de termos optamos por esse novo formato de acordo”, explica Santos.

Pela proposta aprovada, os trabalhadores do grupo de risco terão a jornada reduzida em 70% e utilizarão conjuntamente o banco de horas para compensar os outros 30%. “A medida foi necessária para que esses metalúrgicos não precisem voltar ao ambiente de trabalho, se mantendo seguros de uma possível contaminação pelo novo coronavírus”, diz o dirigente sindical.

De acordo com órgãos especializados em saúde, fazem parte do grupo de risco mais suscetível à Covid-19 pessoas com mais de 60 anos, diabéticas, gestantes, hipertensos e com doença respiratória crônica, dentre outros.

A votação ocorreu entre os dias 7 e 8 de julho e foi realizada de forma virtual pelo Portal SMetal. Dos 212 trabalhadores abrangidos pelo acordo, 148 (69,81%) participaram da assembleia eletrônica. Desses, 131 (88,51%) foram favoráveis à proposta, 6 (4,05%) contrários e 11 (7,43%) escolheram se absterem da decisão.

“Decidimos então utilizar da redução de jornada, conjuntamente com o banco de horas, para garantir que esses funcionários pudessem continuar em segurança em casa, mantendo o isolamento social, e com direito a um salário digno e estabilidade no emprego”, conta.

O vice-presidente do SMetal, Valdeci da Silva (Verdinho), membro do CSE da fábrica, lembra que os acordos negociados pelo Sindicato buscam sempre trazer melhores condições e remuneração aos trabalhadores do que nas previstas na Lei 14.020, a antiga MP 936, que foi sancionada na última segunda-feira, dia 6.


Foto: Divulgação/SMetal

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!