Os dois primeiros eventos do calendário 2020 da AEA, Associação Brasileira de Engenharia, serão realizados em setembro, ambos online. O primeiro é o Simpósio Eficiência Energética, Emissões e Combustíveis, que acontece no dia 1º, das 9h às 16h. O outro, programado para o dia 16 no mesmo horário, é o Seminário de Manufatura.

Para que os participantes tenham acesso aos eventos é necessário o cadastramento por meio do site www.aea.org.br. O Simpósio de Eficiência Energética, Emissões e Combustíveis traz, este ano, o macrotema Mobilidade Sustentável: oportunidades para a engenharia brasileira.

Serão quatro palestras. As duas primeiras são Diesel Verde, de autoria de Erasmo Carlos Batistella, presidente da BSBIOS, produtora brasileira de biodiesel, e A perspectiva brasileira de eficiência energética e emissão de CO2 e análise das alternativas tecnológicas”, de Everton Silva, da Mahle.

Na sequência serão abordados os temas Estratégias e tecnologias para o controle de emissões veiculares, com a participação de Stephan Blumrich, da Umicore, e Emissões evaporativas de veículos etanol, a ser comandada por Rafael Rossine e Danilo Torres, da General Motors. Ao final das apresentações, Ricardo Simões de Abreu, associado da Bright Consulting, fará mediação do debate.

LEIA MAIS

AEA cria diretoria de Eletromobilidade

Já a quinta edição do Seminário de Manufatura traz o tema Da indústria 4.0 para a sociedade 5.0: o resgate do ser humano no pós-pandemia, cuja abertura será feita por Carlos Sakuramoto, coordenador do encontro técnico, ao oferecer o status do 1ª Desafio AEA de Inteligência Artificial e, simultaneamente, anunciará o lançamento do 2ª Desafio.

Também o Seminário de Manufatura terá quatro palestras, começando pelo abordagem dos impactos das tecnologias i4.0 na Indústria e consequências no pós-pandemia: uma atualização sobre as realizações da Câmara Brasileira da Indústria 4.0, com palestra de Eliana Emediato, coordenadora geral da Câmara da Indústria 4.0, do MCTI.

As demais são The role of artificial intelligence to drive the industry and society in the post-pandemic, por Ing. Kai Lindow, Fraunhofer Institute, e as de Jefferson Gomes, presidente do IPT, e de Guilherme Souza, da Denso, que abordam o tema Impactos das tecnologias i4.0 na economia e consequências pós-pandemia. A mediação desse painel caberá a Anderson Suzuki, diretor de comunicação e de eventos da AEA.


Foto: Divulgação/AEA

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!