Indústria

Indústria de autopeças mantém processo de recuperação

Queda no acumulado do ano chega a 36,8%, mas receita cresceu 40,3% no comparativo de julho com junho

Passado o período crítico da pandemia entre março e maio, a indústria de autopeças mantém processo de recuperação de seus negócios, mas não em nível suficiente para anular a queda de receita no  ano, que chega a 36,8% no acumulado de janeiro a julho em comparação com idêntico período de 2019.

Pesquisa conjuntural publicada nesta segunda-feira, 14, no site do Sindipeças indica alta de 40,3% no faturamento líquido de julho com relação a junho, quando o setor já havia crescido 47% em relação ao mês imediatamente anterior.

No caso das montadoras, a expansão de julho sobre junho chegou a expressivos 57,5%. As exportações cresceram 23,3% e os negócios no mercado de reposição evoluíram 15,43%. Apesar do índice menor nesse comparativo, o aftermarket é o único segmento que teve alta em julho, de 8%, sobre o mesmo mês do ano passado.

Considerando o balanço dos últimos 12 meses em relação ao período anterior, o recuo da receita líquida da indústria de autopeças está em 21,8%. No mês passado, o Sindipeças havia previsto queda em 2020 de 30%. No relatório atual, que inclui os dados de julho, a entidade projeta entre 25% e 30%, o que significa que o tombo pode ser um pouco menor do que o esperado antes.

LEIA MAIS

Exportações das autopeças recuam 34% até julho

Autopeças demitem e projetam queda de 30% em 2020

O nível de ociosidade caiu um pouco, para 44%, o menor índice desde o início da pandemia. Também o emprego voltou a crescer – 2,3% a mais em julho do que junho -, após quatro meses consecutivos de supressão de vagas.


Foto: Divulgação/Meritor

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Shark é o tiro n’água da BYD no Brasil

Picape híbrida teve somente 1,8 mil unidades licenciadas em quase dois anos

% dias atrás

Fenabrave espera público recorde na 34ª edição do seu encontro anual

O presidente da entidade prevề cerca de 10 mil visitantes entre os dias 17 e…

% dias atrás

BMW inicia pré-venda do novo iX3 no Brasil

Primeiro SUV da plataforma Neue Klasse chega por aqui com autonomia de 570 km ao…

% dias atrás

O mercado vai crescer. Mas isso não significa que haverá espaço para todos.

Algumas empresas conseguirão ampliar seus volumes, enquanto outras perderão espaço mesmo em um mercado maior…

% dias atrás

Financiamento de veículos tem melhor primeiro semestre em 18 anos, aponta B3

Foram financiadas 3,78 milhões de unidades novas e usadas no primeiro semestre, 10,9% a mais…

% dias atrás

Pablo Di Si vai para a Stellantis como responsável mundial de desempenho

Executivo responderá mundialmente pelo cumprimento de metas do grupo

% dias atrás