O ID.4 já é uma realidade na Europa. O segundo carro elétrico da Volkswagen, maior do que o pioneiro ID.3, foi apresentado virtualmente pela internet nesta quarta-feira, 23, cerca de um ano depois de ser exibido como conceito no Salão de Frankfurt.

O  lançamento do ID.4 integra o plano global da montadora batizado de Transform 2025+ lançado em 2016 e que consumirá € 11 bilhões para colocar nas ruas 30 veículos elétricos e todo um ecossitema específico para eles até 2024.  A ideia da empresa é, até lá,vender 1 milhão de automóveis elétricos anualmente e se tornar se não a maior, uma das maiores fabricantes mundiais de automóveis com zero emissões.

VW ID.4

O modelo inaugura plataforma modular global (MEB) desenvolvida especificamente para veículos elétricos e que terá presença e aplicações globais. O ID.4 é um SUV de 4,58 m de comprimento — pouco maior do que um Jeep Compass — dotado de motor elétrico de 204 cavalos montado no eixo traseiro.

A Volkswagen assegura que o utilitário esportivo pode rodar até 520 km com uma carga de sua bateria instalada sob o assoalho da cabine e acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos. A velocidade máxima estimada é de 160 km/h.

A depender da posição do encosto do banco traseiro, o porta-malas pode abrigar de 543 a 1.575 litros. “Graças à forte tração das rodas traseira e aos 21 centímetros de distância ao solo, o E-SUV também tem um bom desempenho em terrenos off-road suaves”, afirma a montadora.

VW ID.4

No interior, quase todos os comandos e informações estão concentrados em tela de 12 polegadas, posicionada no centro do painel, solução já adotada no compacto ID.3. A grnade maioria das operações, assim, podem ser feitas por comando de voz ou gestos. Botões e interruptores são poucos.

“O ID.4 impressionará muitos clientes com quantidade generosa de espaço, sistemas de assistência modernos e design imponente”, afirmou Ralf Brandstätter, CEO da Volkswagen.

LEIA MAIS

→ Assobrav: 95% da rede Volkswagen já está digitalizada.

→ Volkswagen indenizará funcionários vítimas da ditadura militar

Na Europa, o SUV elétrico terá como concorrente, por exemplo, o Tesla Model Y. Mas a Volkswagen antecipa que brevemente ele debutará também na China e logo em seguida nos Estados Unidos.

Com a linha elétrica, a Volkswagen já oferece também na Europa o pacote We Charge para carregamento em casa, fora dela ou mesmo em viagens. Com apenas meia hora em uma estação de carregamento rápido, o ID.4 pode  percorrer até 320 km.


Foto: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!