Indústria

Em novembro, produção de motos supera 104 mil unidades

Ainda há descompasso entre oferta e demanda por causa das restrições impostas pela Covid-19

Os fabricantes de motocicletas do PIM, Polo Industrial de Manaus, ainda não operam a plena capacidade, mas em novembro conseguiram ampliar a produção para 104.094 unidades, volume 14,5% superior ao de outubro (90.880 unidades) e também 11,8% maior do que o verificado no mesmo mês de 2019 (93.128 unidades).

Com falta de produtos no mercado devido à demanda crescente por veículos duas rodas, a indústria não tem como ampliar mais a produção neste momento. O presidente da Abraciclo, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, Marcos Fermanian, explica que, por enquanto, não será possível acabar com esse descompasso.

“A adoção de uma série de restrições, que exigiram mudanças no layout das fábricas para garantir a saúde dos colaboradores, gerou aumento no tempo de fabricação das motocicletas e isso impactou fortemente o desempenho do setor. É preciso ter a pandemia da Covid-19 sob controle para conseguirmos voltar aos níveis normais de produção”.

De qualquer forma, o desempenho de novembro foi o segundo melhor do ano, só perdendo para setembro, quando saíram das linhas de montagem um pouco mais de 105 mil motos. Fermanian garante que há um esforço de toda a cadeia produtiva, “com fabricantes e fornecedores trabalhando em conjunto para atingir o equilíbrio entre a oferta e a demanda o mais rápido possível”.

De acordo com o executivo, o setor não enfrenta problemas com falta de peças e insumos, ao contrário do que ocorre atualmente no segmento de bicicletas e também na indústria de automóveis e comerciais leves e pesados.

Foram produzidas, no acumulado de janeiro a novembro, 888.515 motos, o que representa queda de 14,5% ante o total de 1.038.696 unidades registrado no mesmo período de 2019. O setor, segundo Fermanian, foi menos atingido do outros segmentos industriais, pelo fato de a moto ter ganhado ainda mais importância neste período de pandemia.

“A motocicleta, um ser um meio de deslocamento ágil, econômico e de baixo custo de manutenção, passou a ser a opção de deslocamento para as pessoas que querem evitar a aglomeração natural do transporte público. Além disso, o veículo se tornou um instrumento de trabalho e fonte de renda para as pessoas que passaram a atuar nos serviços de entrega, que tiveram expressiva alta este ano de pandemia”.

LEIA MAIS

Prazo de entrega das motos cai de 37 para 25 dias

Diante do quadro atual, a Abraciclo revisou recentemente suas projeções para 2020, apostando agora em produção de 937 mil unidades, o que significará um recuo de 15,4% na comparação com o ano passado (1.107.758 unidades). No início do ano, a meta era atingir 1.175.000 motocicletas.

As vendas do setor no atacado, aquelas destinadas às concessionárias, tiveram desempenho positivo em novembro. Atingiram 101.881 motos, alta de 12,2% sobre outubro e de 8% em relação ao mesmo mês de 2019.

Já no varejo,  com 89.409 emplacamentos, houve queda de 7% na comparação com outubro  (96.114 unidades) e alta de 1,2% no comparativo com idêntico mês do ano passado (88.384 licenciamentos).


Foto: Divulgação/BMW

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Excesso de confiança nos recursos de segurança pode aumentar acidentes

Especialistas em segurança viária são mais precavidos do que motoristas consultados em estudo global

% dias atrás

Valvoline amplia vendas em 45,6% no semetre

A demanda por lubrificantes sintéticos nacionais foi a que mais cresceu, com alta de 217%

% dias atrás

No consórcio, tíquete médio dos pesados é o que mais cresce

A alta, no comparativo anual, é de 21,7%, de R$ 92,3 mil para R$ 112,3…

% dias atrás

JAC Caminhões inicia distribuição de seus veículos 

Linha tem quatro modelos a diesel que serão negociados em rede de 30 revendas

% dias atrás

BMW reduzirá em até 8 mil empregos seu quadro mundial

Cortes devem ocorrer até 2027 e representam mais de 5% da força de trabalho

% dias atrás

Nos ônibus da Marcopolo, tecidos com PET 100% reciclável

Desenvolvido em parceria com a DINI Textil, revestimento tem ciclo de vida que reduz em…

% dias atrás