A indústria de veículos instalada na Europa contabilizou no ano passado mais de 11,9 milhões de automóveis vendidos, volume que representou uma contração de 24,3% em relação às vendas de 2019, quando foram registrados 15,8 milhões de licenciamentos.

De acordo com relatório da Acea, associação das fabricantes na Europa, divulgado na terça-feira, 19, é um resultado sem precedentes, registrando a maior queda anual nas vendas de carros, com quase 4 milhões automóveis a menos do que o negociado em 2019.

Conforme destaca a associação, o desempenho nas vendas sofreu influência direta das medidas de contenção contra o avanço da pandemia da covid-19 na Europa ao longo de todo o ano, especialmente em virtude dos lockdowns nas grandes cidades.

Todos os mercados europeus registraram acentuadas quedas de dois dígitos, dentre os principais deles, as vendas na Espanha caíram 32,2%, no Reino Unido, 29,4%, na Itália, 27,9%, na França, 25,5% e, na Alemanha, 19,1%.

O Grupo Volkswagen encerrou o exercício na liderança das vendas, com pouco mais de 3 milhões de carros licenciados no continente. O volume é 21,7% inferior ao anotado em 2019, de 3,8 milhões, porém, ainda uma queda menor que a do mercado total.

Depois da corporação alemã, o Grupo PSA ficou na vice-liderana das vendas de automóveis ao entregar 1,7 milhão de unidades no ano passado, volume representou uma retração de 30,3% na comparação com o desempenho de um ano atrás, de 2,4 milhões.

O terceiro do lugar do pódio das três fabricantes que mais venderam ficou para o Grupo Renault, com 1,2 milhão de automóveis negociados, queda de 25,7% no confronto com o registrado em 2011, de 1,6 milhão.

LEIA MAIS

Mercado europeu de automóveis encolhe 39,5% no 1º semestre


Foto: Pixabay

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!