Os trabalhadores da Arteb, que estavam em greve desde a terça-feira, 26, aprovaram acordo negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e começaram a retornar ao trabalho na tarde da quinta-feira, 27. O movimento foi deflagrado em protesto à decisão da fabricantes de autopeças de São Bernardo do Campo de demitir 200 pessoas.

O acordo garante o pagamento de todas as verbas rescisórias dos demitidos, recontratação de parte desses trabalhadores no segundo semestre, quando terá início contrato de fornecimento para a Fiat, extensão do convênio médico até setembro para os que foram desligados e garantia de emprego pelo mesmo período para os que ficaram. Também ficou acertado que não haverá desconto dos dias parados.

O segundo turno retornou já na quinta-feira, 29, e a partir de hoje, 29, a produção deverá ser normalizada. Segundo o secretário-geral do Sindicato do ABC, Moisés Selerges, a prioridade do sindicato foi garantir o pagamento das indenizações, uma vez que a Arteb, de itens de iluminação, como lanternas e faróis, encontra-se em processo de recuperação judicial.

“Infelizmente, a situação é grave e não poderíamos trabalhar fora da realidade. Por isso optamos por não criar expectativas que não poderiam ser cumpridas. Uma consultoria contratada pela fábrica chegou a orientar a direção a demitir 500 trabalhadores. Um verdadeiro absurdo”, destacou o sindicalista.

Segundo ele, ficou acertado que as rescisões serão todas pagas o mais rápido possível: “A forma vai depender do valor que cada um tem a receber, que varia muito. Acertamos, no entanto, que nos casos em que for necessário parcelamento, nenhum trabalhador receba por mês um valor inferior ao seu salário bruto”.

Outro compromisso acertado com a empresa, que será registrado em documento, é a recontratação de 50 trabalhadores a partir de setembro. “Por causa do acordo firmado com a Fiat, a Arteb terá de ampliar a produção no final do ano e consequentemente vai precisar de mais gente. Nada mais justo do que recontratar dentre os demitidos”, comenta Selerges, adiantando ainda que a empresa informou que também há conversas com uma outra montadora e que se essas forem positivas há possibilidade de reintegração de todos os desligados.


Foto: Divulgação SMABC/Adonis Guerra

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!