Em clara manifestação de apoio à preocupação dos trabalhadores com relação ao aumento das mortes e dos casos de Covid-19 no País, a Anfavea emitiu nota nesta sexta-feira, 19, destacando todos os cuidados sanitários que o setor vem adotando, a adesão da entidade ao movimento Unidos pela Vacina e o acompanhamento de cada montadora na progressão da pandemia nas localidades onde atuam.

Só nesta semana, a Anfavea manteve três reuniões com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Smabc, para debater ações a serem tomadas neste momento crítico da crise sanitária. Com relação à defesa de isolamento social manifestada pela entidade dos trabalhadores, a associação das montadoras ponderou que a questão vai ser avaliada em função do quadro da saúde nas diferentes localidades onde o setor atua.

“No que se refere à possibilidade de paralisações espontâneas nas fábricas, a decisão está a cargo de cada montadora, sempre em avaliação da situação sanitária de cada região do País e em diálogo com os respectivos sindicatos de trabalhadores”, revela a nota.

O Sindicato do ABC, por sua vez, emitiu comunicado no final da tarde sobre a reunião de hoje com a Anfavea, na qual reforçou a necessidade urgente de paralisação de todas as fábricas devido ao avanço da pandemia. Lembrou, na nota, que só na região do ABC já foram perdidas mais de 5 mil vidas por causa da Covid-19.

Wagner Santana, presidente do Smabc, admitiu que não houve consenso quanto à suspensão das atividades em todas as fábricas locais, mas informou que a Anfavea iria orientar seus associados a abrir negociação com os sindicatos responsáveis por cada planta produtiva, para discutir a situação e a possibilidade de parada, caso a caso, conforme confirmado posteriormente pela entidade patronal.

A Anfavea, inclusive, garante que vem acompanhando com muita atenção essa nova fase da pandemia, mantendo diálogos permanentes com sindicatos, autoridades municipais, estaduais e federais. Além disso, informa, as associadas também têm intensificando a comunicação interna para que os colaboradores mantenham a segurança dentro e fora do ambiente de trabalho, a fim de evitarem sobrecarregar o sistema de saúde.

No comunidado emitido hoje, a Anfavea também lembra que, exatamente há um ano, as montadoras tomaram a iniciativa espontânea de paralisar suas linhas de montagem, em alguns casos por mais de dois meses, para proteger seus mais de 120 mil colaboradores.

LEIA MAIS

Anfavea debate medidas anti-Covid com metalúrgicos

“Março é preocupante”, diz presidente da Anfavea

“Nos orgulhamos de ter estabelecido e implementado protocolos de saúde que foram usados como modelo para vários outros setores, e ainda de termos colaborado com os primeiros esforços para salvar vidas ao reparar e produzir respiradores e outros itens médicos, bem como no apoio logístico às autoridades de saúde no entorno das nossas mais de 60 fábricas”, enfatiza a associação das montadoras.

Sobre a adesão ao projeto Unidos Pela Vacina, a Anfavea lembra que o movimento tem por objetivo vacinar todos os brasileiros até setembro, através de medidas de facilitação logística e de comunicação entre o setor privado, sociedade civil e setor público, com doações de produtos e serviços.

Por fim, a entidade enfatiza que indústria automotiva brasileira continuará ativamente contribuindo com as autoridades para proteger seus funcionários, suas famílias e suas comunidades.” Em paralelo, atuará intensamente para a preservação da saúde financeira das empresas, de forma que após o controle da pandemia seja possível voltar a crescer, gerar riquezas e mais empregos para nosso país”, conclui.


Foto: Divulgação/VW

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!