De olho no meio ambiente e sempre na busca por soluções em energia limpa, a New Holland Agriculture, marca da CNH Industrial, promete para este ano o lançamento mundial do trator T6 Methane Power, movido a gás metano.

Segundo a empresa, os testes de campo estão nos estágios finais e já em meados do ano as primeiras unidades do novo modelo serão entregues a clientes selecionados na Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Bélgica, Holanda e Luxemburgo. São mercados potenciais para o T6 por estarem em estágio mais avançado da produção de biogás.

Apresentado em primeira mão na feira Agritechnica, na Alemanha, em 2019, o novo trator ficará disponível para os demais clientes europeus e de alguns outros mercados ao redor do mundo até até final do ano.

“Somos pioneiros em soluções sustentáveis e inovadoras há 14 anos”, comenta afirma Carlo Lambro, presidente mundial da New Holland Agriculture. “Desenvolvemos o modelo de ‘Fazenda Independente de Energia’, mostrando como um ciclo fechado entre a produção agrícola e a geração de energia pode tornar a agricultura neutra em CO2 ou até mesmo negativa em carbono. Neste ano, estamos dando mais um passo para transformar isso em realidade, uma vez que nosso trator movido a metano entrará na nossa linha de produtos”.

A fabricante acredita que já no próximo ano o trator movido a metano estará disponível, via importação, para venda no Brasil e Argentina. Não há planos, por enquanto, de fabricá-lo por aqui, apesar de o modelo estar sendo testado, com sucesso, há pelos menos dois anos na região. O modelo em teste no País é o T6.180, que utiliza o metano gerado através da biomassa renovável produzida na usina de biogás disponível na fazenda onde está sendo utilizado.

Segundo a New Holland, ele possui todas as características de um trator comum e está equipado com um motor de seis cilindros produzido pela FPT Industrial, que gera uma potência máxima de 180 cv e torque de 750 Nm. O biometano é armazenado em tanques no trator. A autonomia é de pelo menos meio dia de trabalho durante a operação normal.


Foto: Divulgação/New Holland Agriculture

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!