Lançado nos Estados Unidos em janeiro de 1953 e fabricado no Brasil já a partir do ano seguinte, o Jeep CJ-3B comemora 70 anos e até hoje inspira modelos como o Wrangler, Gladiator e Renegade, esse último produzido na fábrica pernambucana de Goiana.

O icônico modelo, que absorveu em seu o nome o CJ de “Civilian Jeep” (Jeep civil), foi uma evolução dos veículos já produzidos a partir de meados dos anos 40 para clientes civis e não militares. Com o 2A, a famíliaCJ nasceu exatamente em 1945,  composta por utilitários para uso em qualquer terreno de carroceria compacta, produzidos e vendidos pela Jeep até a década de 1980.

LEIA MAIS

Em apenas 3 horas, Jeep vende 322 Gladiator

Stellantis se apronta para eletrificar produção na América do Sul

No Brasil, ele foi montado em São Bernardo do Campo (SP) pela Willys-Overland. Tinha capô mais elevado que as gerações anteriores e era equipado com o novo motor de quatro cilindros Hurricane, da própria Willys. Entre várias ações realizadas localmente com o modelo, a Jeep destaca a Operação Abacaxi, realizada por três escoteiros em 1955.

O projeto, retratado no livro “Flashes de uma aventura – Operação Aacaxi”, envolveu o trajeto São Paulo-Canadá, onde eles participariam do Jamboreee, encontro mundial de Escotismo. A viagem acabou sendo ampliada até o Alasca e, entre a ida e a volta, os três aventureiros – Hugo Vidal, Charles Downey e Jan Stekly – rodaram cerca de 73 mil quilômetros em pouco mais de um ano, passando por 19 países.


Fotos: acervo pessoal Nélson de Almeida Filho, Hugo Vidal e Jeep

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!