Na semana passada, Antonio Filosa, CEO da Stellantis na América do Sul, afirmou que pretende, em dois anos, levar de volta Peugeot e Citroën ao patamar de participações que detinham há uma década no Brasil. Na prática, então, chegar a 5% e pelo menos triplicar a fatia que as marcas francesas, somadas, têm conquistado nos últimos anos.

Para isso, é mandatório, novos produtos reforçarão os atuais e restritíssimos portfólios de Peugeot e Citroën, cada qual somente com um veículo nacional. A Citroën será a primeira a ganhar um segundo carro realmente novo fabricado em Porto Real, RJ, nos próximos meses: o SUV compacto que substitui os já aposentados C3 e Aircross.

A Peugeot terá de esperar um pouco mais e, por enquanto, seguirá apostando na aceleração das vendas do 208 de origem argentina, lançado no último trimestre de 2020, e em ações pontuais sobre o importado 3008 e no brasileiro 2008.

A primeira delas já está nas revendas e é prova de que os movimentos da Peugeot serão tímidos neste primeiro momento. Lançada há quase dois anos, a segunda geração do 2008 ganhou série especial com mudanças apenas visuais. A Skywalker, em referência e homenagem à saga cinematográfica Star Wars, tem rodas, detalhes, pinturas e acabamentos internos específicos. O motor é o mesmo 1.6 THP flex de 173 cv da  Griffe, a outra única versão oferecida.

Com preço sugerido de R$ 121.990,00, o 2008 Skywalker terá produção limitada a 310 unidades. Pode parecer pouco, mas em 2020 a média mensal do modelo limitou-se a 380 licenciamentos e os 4,6 mil registrados em doze meses garantiram a modesta 19ª colocação no ranking de vendas de SUVs. No primeiro quadrimestre deste ano, o quadro não é muito diferente: com 1,8 mil unidades vendidas, o 2008 está na 18ª posição.

LEIA MAIS

→ Stellantis quer Peugeot e Citroën (bem) mais fortes no Brasil em dois anos

Esses números do 2008 explicitam o desafio que a Stellantis terá pela frente para resgatar os melhores dias da Peugeot no Brasil. Apesar de baixíssimos, colocam o SUV como o segundo modelo da marca mais vendido no mercado interno, superado somente pelo 208, que acumulou quase 3,2 mil emplacamentos de janeiro a abril.

Vale a comparação: o SUV de maior sucesso comercial no Brasil é o Jeep Renegade, outra marca da Stellantis. De janeiro a abril, ele acumulou 25,7 mil emplacamentos, 14 vezes mais do que o 2008 ou o quádruplo de tudo  que a Peugeot vendeu,  incluídos na conta nacionais, importados, automóveis e comerciais leves.


Foto: Divulgação

George Guimarães
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!