Empresa

e-Delivery coloca a Moura como mais uma parceira da fábrica da VWCO

Além do fornecimento de sistema de bateria, empresa responderá pela montagem, eletrificação do veículo e gerenciamento do ciclo da bateria

Prestes a ser produzido em série, o e-Delivery determinou a integração da Moura no modelo de produção da fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em Resende (RJ), o Consórcio Modular. A fabricante de bateria, até então já parceira no e-Consórcio – grupo de empresas que desenvolvem o modelo de negócio para o transporte de carga eletrificado –, também passa a fazer parte no processo de montagem do veículo.

Na parceria, a Moura segue com o papel já estava definido de gerenciar todo o ciclo da bateria, agora também assume o fornecimento do sistema de bateria, a instalação no quadro do caminhão e o comissionamento, momento no qual o veículo é energizado pela primeira vez. “Teremos participação de maneira transversal, do começo ao fim da vida útil da bateria”, resume Cristiane Assis, gerente de negócios do Grupo Moura.

O processo começa com envio dos packs de bateria de lítio da CATL, outra parceira no e-Consórcio, para unidade da Moura, em Bom Jardim (PE). Em área específica, a fabricante monta o sistema com mais 30 componentes, dentre cabos, travessas, berço e a integração do BMS, a inteligência eletrônica da bateira, para então fornecer o sistema à linha de montagem de Resende.

Na fábrica da VWCO quase tudo pronto para o início da produção. As primeiras unidades ainda sairão de uma planta piloto antes de migrar para a linha definitiva, onde o elétrico compartilhará parte do processo de montagem com o modelo com motor a diesel.

“Tínhamos um desafio grande para aproveitar as sinergias entre o caminhão elétrico e o convencional. Ambos compartilham, por exemplo, cabine e eixos”, conta Adilson Dezoto, vice-presidente de produção e logística da VWCO. “Produzir os dois sob o mesmo teto é inédito e exigiu uma área de eletrificação de alta tensão com muito conhecimento técnico. Por isso a importância de um parceiro nacional para olhar o todo.”

Quando no mercado, o e-Delivery será suportado por um novo modelo de negócio, que cobre da compra ao pós-venda passando pela estrutura necessária para a operação. “A ideia não é vender apenas o caminhão, mas a solução completa para viabilizar o caminhão elétrico no Brasil”, observa Walter Pellizari, gerente executivo de estratégia corporativa e excelência da VWCO.

Com chegada da Moura, o Consócio Modular em Resende passa a ter oito parceiros, incluindo a VWCO. A Meritor responde pelo conjunto de suspensões metálicas e eixos, enquanto a Suspensys pelas suspensões pneumáticas. A Powertrain, joint-venture entre Cummins e MWM International, fornece motores, a Aethra arma a cabine, a Carese cuida da pintura e, por fim, a Kroschu instala o acabamento interno.

LEIA MAIS

→VWCO mobiliza capacitação na rede para o e-Delivery

→VWCO começa treinamento para produção do e-Delivery

→VWCO oficializa venda dos primeiros 100 e-Delivery para a Ambev


Foto: VWCO/Divulgação

Últimos posts por Décio Costa (exibir todos)
Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Carro hĩbrido estreia no Top 10 dos seguros mais acessíveis no País

Levantamento da Creditas Seguros mostra o BYD Song Pro em oitavo lugar nessa seleta lista

% dias atrás

Nova portaria do Mover alia Brasil às tendências globais

Regulamentação complementar dispõe sobre procedimentos a serem observados para as metas de eficiência energética

% dias atrás

Maru Escobedo assume BMW Group na América Latina

Executiva responderá interinamente pela operação brasileira até a nomeação de seu substituto

% dias atrás

Jeep Compass ganha motor Hurricane Turboflex 2.0

Versão Blackhawk Flex custa R$ 274.290 e entrega 272 cv de potência

% dias atrás

Grupo Redentor renova a frota com 109 ônibus da Mercedes-Benz

Transporte público coletivo

% dias atrás

Ricardo Porto passa a responder pelo financeiro da Cantu

Vitor Leme que seguirá à frente da unidade de negócios focada no varejo físico,

% dias atrás