A Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Ambev oficializaram acordo de entrega dos primeiros 100 e-Delivery. A negociação faz parte de plano da fabricante de bebidas de eletrificar frota de seus operadores logísticos com 1,6 mil caminhões elétricos da marca até 2023.

 A Ambev já opera com um protótipo de teste desde 2018, logo após o anúncio de sua intenção de compra em agosto daquele ano. Ao longo do tempo, o modelo acumulou mais de 30 mil quilômetros em operação reais na distribuição de bebidas na Zona Sul de São Paulo, deixando de consumir mais de 6,5 mil litros de diesel, além de garantir que 22 mil toneladas de CO2 fossem lançadas na atmosfera.

Desde o fim do ano passado, a fábrica de Resende (RJ) passa por reformulações para dar lugar a linha dedicada à produção em série do e-Delivery. Acordo feito com fornecedores e a VWCO, implantarão nas instalações o primeiro consórcio modular para montagem dos veículos, fornecimento de infraestrutura e gerenciamento das baterias. A estimativa da fabricante é de as entregas dos caminhões comecem a partir do segundo semestre do ano que vem.

Para receber os veículos, também a Ambev se prepara ao encaminhar a construção de 48 usinas de geração de energia de fontes limpas em seus centros de distribuição espalhados pelo País. Neste primeiro lote, os caminhões atuarão em São Paulo e no Rio de Janeiro.

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“Comprovamos que novas fontes de energia por meio de soluções viáveis e concretas já se tornaram realidade com a chegada do e-Delivery, que foi testado e aprovado com excelentes resultados nas ruas de São Paulo”, observa em nota Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO. “Essa iniciativa entra para a história da indústria automotiva mundial, pois somamos forças para viabilizar a produção dos primeiros caminhões elétricos desenvolvidos e feitos no Brasil.”

De acordo com as contas da montadora, no primeiro ano de operação, os 100 e-Delivery deixarão de emitir por volta de 1,5 mil toneladas de CO2 e economizarão 583 mil litros de diesel.

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Foto: VWCO/Divulgação