Indústria

Produção de veículos na Argentina cresce 19% em maio

Indústria também registrou resultado positivo de 26% nas exportações, enquanto as vendas para a rede de concessionárias recuaram 6%

Balanço do setor automotivo argentino consolidado pela Adefa apresentou um crescimento de 19,2% na produção de veículos. Ao longo de 19 dias úteis de atividades em maio, as montadoras instaladas no País produziram 34,9 mil veículos ante 29,3 mil registrados em abril.

Devido ao volume de produção significativamente baixo registrado em maio de 2020, de pouco mais de 4,8 mil unidades, ocasião marcada por paralisações nas fábricas para contar o avanço da pandemia, o aumento em relação ao mês passado foi de 628%.

No acumulado do ano, a indústria argentina construiu 153,5 mil veículos, volume 120% superior ao registrado nos mesmo cinco primeiros meses do ano passado, quando anotou 70,7 mil unidades.

As exportações também apresentaram positivo em maio com 19,9 mil veículos embarcados, alta de 25,7% sobre os 15,8 mil exportados em abril. Com relação ao mesmo mês do ano passado, outra distorção provocada pelas medidas restritivas contra a Covid-19, com um aumento de 517% nas remessas.

De janeiro a maio, a avanço nos embarques chegou a 83,7%, para 85,1 mil veículos enviados para os mercados externos da Argentina, com o Brasil respondendo por quase 62%.

“Embora tenha ocorrido alguns inconvenientes em relação à logística internacional, como também dificuldades relacionadas à Covid e paralisações técnicas em algumas fábricas, o setor apresentou uma recuperação muito positiva na produção e exportação, em relação ao mês anterior, resumiu em nota Daniel Herrero, presidente da Adefa.

Ao contrário da produção e da exportação, as vendas no atacado anotaram resultado negativo. Em maio os 28 mil veículos entregues para as concessionárias representaram recuo de 6,4% em relação a abril, período no qual a rede recebeu 29,8 mil unidades. Na comparação com o mesmo mês do ano passado quando a indústria faturou 20 mil unidades, a alta foi de 40%.

Com encerramento dos cinco primeiros meses, as vendas acumuladas somaram 144,2 mil unidades, volume 45% superior ao registrado há um ano, de 99,3 mil veículos.

LEIA MAIS

→Produção argentina de veículos anota queda 32% em abril

→Volkswagen inicia produção do Taos na Argentina


Foto: Peugeot/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Centro de testes da BYD no Rio custará R$ 300 milhões

Complexo com pistas de testes para desenvolvimento de tecnologias e veículos começa a ser construído…

% dias atrás

Volkswagen fabrica o T-Cross número 600 mil

Modelo lançado em 2019 bateu recorde de licenciamentos no ano passado

% dias atrás

Grupo Mônaco reforça presença da VWCO no Centro-Oeste

Rede de concessionárias

% dias atrás

Marcelo Godoy é reeleito presidente da da Abeifa

Rodrigo Soares é vice-presidente e Fernando Alves, diretor financeiro

% dias atrás

Denza Z9 GT: recargas tão rápidas quanto encher o tanque.

Nova tecnologia do modelo promete recompor até 97% da capacidade energética da bateria em 9…

% dias atrás

Programa Formare: Stellantis abre inscrições em Goiana.

São 20 vagas e os interessados devem se cadastrar no site da Fundação Iochpe até…

% dias atrás