São Paulo perdeu em maio o status de maior mercado de veículos do País. Ante 36.819 automóveis e comerciais leves comercializados no estado, equivalente a uma fatia de 21% dos emplacamentos no Brasil, foram licenciadas 42.956 unidades em Minas Gerais, que atingiu participação de 24,5% no total de 175.330 veículos leves vendidos internamente

No caso de São Paulo, houve aumento de 11% nas vendas de maio sobre abril. Já em Minas Gerais o crescimento nesse mesmo comparativo foi de 35%. No quarto mês do ano as vendas nesses dois estados foram de, respectivamente, 33.108 e 31.797 unidades, com participações de 20,2% e 19,4%.

Ainda não está claro para a Anfavea se esse movimento reflete uma migração de consumidores paulistas para o estado vizinho para fugir do aumento do ICMS em São Paulo, onde a alíquota que era de 12%, idêntica a de Minas Gerais, subiu para 13,3% em janeiro e para 14,5% a partir de primeiro de abril.

Mas o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, admite que isso possa estar ocorrendo. “Desde o início alertamos o governo de São Paulo sobre o risco de haver perda de venda no Estado, assim como ponderamos que não é hora de elevar impostos. Uma alíquota de 14,5% é inadmissível e, ao final, sempre quem paga a conta é o consumidor”.

LEIA MAIS

Fenabrave e Sincodiv entram com ação contra aumento do ICMS em SP

Com alta do ICMS, venda de carros despenca em São Paulo

Com relação ao acumulado do ano, os dados disponíveis são relativos ao primeiro quadrimestre. No período, São Paulo teve participação de 22,9% no total de 661,8 mil automóveis e comerciais leves vendidos no Pais, enquanto Minas Gerais ficou cm 19%.

Desde o final do ano passado, quando o governo de São Paulo anunciou a intenção de elevar o ICMS dos carros novos e usados, a Anfavea e a Fenabrave, junto com outras entidades que representam a revenda de veículos no Estado, vêm buscando junto às autoridades locais e mesmo na justiça a revisão da medida. E todas alertaram para o risco de migração do consumo para Minas Gerais pela proximidade dos dois estados.


Foto: Pixabay

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!