O problema com falta de semicondutores continua afetando produção e oferta da indústria automotiva brasileira. Após ter suspendido as operações da fábrica de Sorocaba, SP, no período de 18 a 27 de agosto, a Toyota anuncia a paralisação da linha do Corolla, em Indaiatuba, também no interior paulista, entre os dias 13 e 22 de outubro.

De acordo com nota emitida pela montadora, os colaboradores afetados pela paralisação entrarão em férias coletivas neste período, com o retorno às atividades programado para o dia 25 de outubro. As demais unidades da Toyota no Brasil, localizadas em São Bernardo do Campo, Porto Feliz e Sorocaba, todas no estado paulista, permanecem com suas atividades normais.

No comunicado, a empresa reforça que “apesar de todos os esforços que temos realizado ao longo do tempo para gerenciar a falta de insumos que afeta a cadeia de suprimentos global, provocada pela pandemia de Covid-19, uma nova parada é inevitável”.

Segundo informações divulgadas pelo presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, na semana passada, 11 fábricas tiveram a produção total ou parcialmente paralisada em agosto por causa da escassez e semicondutores. Por conta disso, a produção do setor foi a mais baixa para um mês de agosto desde 2003.

LEIA MAIS

Produção de veículos: pior agosto desde 2003.

Cross ameaça liderança do Corolla e “turbina” vendas da Toyota

Toyota suspende produção na fábrica de Sorocaba

Fiat domina com três modelos no topo do ranking de agosto

Os estoques nas redes de concessionárias atingiram os mais baixos níveis da história da indústria automotiva brasileira. Ante o equivalente a 15 dias de vendas em julho, eles foram reduzidos para apenas 13 dias no mês passado., com total de apenas 76,4 mil unidades, das quais 48,3 mil nos pátios das revendas e 28,1 mil nos das montadoras.

Ao longo dos primeiros sete meses do ano, a Toyota vinha enfrentando menos dificuldades do que as concorrentes com a falta de componentes eletrônicos, o que fez a marca subir no ranking nacional das mais vendidas no País.


 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!