A Volkswagen Previdência Privada anunciou nesta sexta-feira, 8, que fechou parceria com a XP Advisory, realizando um aporte de R$ 200 milhões em um fundo exclusivo ESG direcionado a todos os colaboradores do grupo no País.

Ao destacar os benefícios do fundo ESG no âmbito ambiental e social, Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina, disse ser uma iniciativa pioneira na indústria automobilistica brasileira: “Esse aporte é muito representativo para nós e está bastante alinhado com as ações que a marca VW vem fazendo mundialmente e localmente em prol da estratégia Way To Zero, que engloba a descarbonização envolvendo a cadeia completa do nosso negócio”.

O denominado Fundo Taos ESG recebeu o equivalente a 7% do patrimônio da VWPP, que engloba um patrimômio de R$ 3 bilhões, conforme revelou Ciro Possobom, vice-presidente do Conselho Deliberativo da entidade e vice-presidente de Finanças e TI da Volkswagen Brasil e Região SAM.

“A escolha da parceria com a XP Advisory, gestora de recursos independente da XP, foi em razão de a mesma ter acesso à maior diversidade de fundos ESG do mercado brasileiro, além de contar com um grupo interno focado em ativos de sustentabilidade socialmente e ambientalmente responsável”, destacou Bossobom.

O executivo lembra que os fundos ESG (Environmental, Social & Governance ou Ambiental, Social e Governança) representam uma boa oportunidade para quem quer uma rentabilidade atrelada a uma companhia socialmente e ambientalmente responsável e informou que os aportes nesse novo fundo podem crescer no futuro.

Di Si, por sua vez, lembrou que há mais de 30 anos e empresa vem contribuindo como a principal patrocinadora da VWPP, entidade fechada que administra os planos de aposentadoria e pecúlio das marcas do Grupo VW, englobando as fabricantes de veículos leves e pesados, a Audi e a VW Serviços Financeiros, dentre outras empresas. Exatos 85% do patrimônio da VWPP pertencem aos planos de participantes da VW do Brasil.

Destacando que a VWPP tem a importante missão de cuidar do dinheiro dos seus empregados e funcionários aposentados, Guilherme Benchimol, fundador e Presidente Executivo do Conselho de Administração da XP Inc., disse que a escolha da XP para a constituição de um fundo exclusivo é um importante reconhecimento do trabalho que a instituição tem feito no sentido de incentivar o tema ESG no Brasil.

“Quando uma entidade como a VWPP toma tal decisão significa que nos considerou como o melhor parceiro para a construção de um produto customizado e que atendesse às suas necessidades de investimento. Isso é extremamente gratificante”, disse  Benchimol.


Foto: Divulgação/VW

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!