Se o preço dos veículos elétricos ainda são quase proibitivos para aquisições no Brasil, dirigi-los já não é tão difícil assim. Além de empresas — ainda que poucas — de compatilhamento, as próprias locadoras de automóveis começam a incorporar ou ampliar o uso de modelos movidos a eletricidade, por meio de aquisições ou parcerias com os fabricantes..

Exemplo recente é o da Movida. A locadora, que já dispunha de 70 unidades do Nissan Leaf, acaba de incorporar outros 150 veículos idênticos e passa a ter a maior frota de elétricos do País, disponível para pessoas física e jurídica em locações eventuais ou de longo prazo.

A constituição da nova frota, na verdade, é uma parceria da montadora japonesa com a empresa de locação. Para viabilizar a utilização do Leaf e, sobretudo, divulgar a mobilidade elétrica, as duas empresas investirão na expansão da infraestrutura de recarga. Inicialmente,  está prevista a instalação de um hub de recarga em loja da locadora na cidade de São Paulo e que contará com carregadores rápidos e wallboxes.

“Temos o objetivo de desenvolver esta nova cultura da mobilidade por meio de acordos que incentivem o uso dos elétricos e apoiem o estudo da tecnologia e soluções ligadas à eletrificação”, afirma Tiago Castro, diretor sênior de Marketing e Vendas da Nissan do Brasil.

“Essa parceria com a Nissan vai ajudar a desmistificar o uso do carro elétrico”, completa Renato Franklin, CEO da Movida, queg tem como meta aumentar sua frota de elétricos e híbridos em 20% e reduzir em 30% a emissão de gases de efeito estufa. Hoje a empresa conta com 159 mil veículos, 170 lojas de aluguel e 73 de veículos seminovos.

LEIA MAIS

→ Motoristas de aplicativos devolvem 30 mil carros para locadoras

→ Locadoras comprarão 50% a menos em 2021

A segunda geração do Leaf foi lançada em 2019 e já é vendida em 50 países. Equipado com o e-Pedal, que permite ao condutor acelerar, desacelerar e parar o carro com o mesmo pedal,  tem baterias de íon-lítio de 40 kWh e motor com potência equivalente a 149 cavalos (110 kW).

O Leaf tem muitos recursos de segurança e assistência à condução, como alerta de mudança de faixa, assistente de frenagem de emergência, controle adaptativo de velocidade, monitoramento de ponto cego, visão 360° com detector de movimento e alerta de tráfego cruzado traseiro, dentre outros.


Foto: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!