Mercado

Veículos leves: vendas fracas apontam um 2021 pior que 2020.

Apesar da recuperação em novembro, com 160.304 emplacamentos, mercado está aquém do projetado pelo setor

Dezembro precisa vender 171 mil carros e comerciais leves para superar o ano passado e 220 mil para chegar a dois milhões. Com 160.304 unidades emplacadas em novembro, o mercado de 0 km sinalizou uma leve recuperação em relação aos meses anteriores: foi o melhor desempenho desde julho.

Com apenas 20 dias úteis por causa de dois feriados (Finados e Proclamação de República), as vendas diárias obtiveram um número razoável, 8.015, o melhor desde maio. Mas o volume de licenciamentos é sofrível, mostrando que a indústria não vai chegar a 2 milhões de unidades, repetindo o resultado ruim do ano passado.

Mais do que isso, as vendas em 2021 poderão nem mesmo bater o ano trágico de 2020, com indústria parada e concessionárias fechadas por causa das medidas de isolamento social impostas pela pandemia. Para superar 2020 as vendas em dezembro teriam que chegar a 171 mil unidades, o que seria o melhor desempenho no segundo semestre, visto que em maio foram vendidos 175.405 carros e comerciais leves.

LEIA MAIS

Semicondutores: Renault deixa de produzir 170 mil veículos no trimestre.

O pior outubro em produção de veículos desde 2016

Em um turno, GM retoma operações em Gravataí na segunda-feira

Vale lembrar que o problema não é a baixa demanda em si, mas sim a falta de produtos. Acompanhando movimento mundial, as montadoras aqui instaladas enfrentam problemas com escassez de componentes, prinicpalmente semicondutores, o que tem gerado paralisações parciais ou totais nas fábricas de praticamente todas as marcas. A General Motors, por exemplo, ficou cinco meses sem produzir em Gravataí, RS.


Foto: Pixabay

Compartilhar
Publicado por
Joel Leite

Notícias recentes

Exportações de veículos acumulam queda de 20% até maio

Embarques para Argentina, o maior mercado, recuaram mais de 30% nos cinco primeiros meses

% dias atrás

Lula lança Move Brasil – Entregadores e Motoapp

O prazo de financiamento é de 48 meses, com dois de carência. Mulheres pagarão juros…

% dias atrás

Estoque beira 500 mil veículos, 329 mil importados

Compras na China cresceram expressivos 86,6% este ano, enquanto carros argentinos perdem espaço no Brasil

% dias atrás

Produção de caminhões ganha mais ritmo em maio

Baixas persistem em relação aos volumes do ano passado, mas devem receber contribuição com o…

% dias atrás

Com 4,3 mil contratações no ano, produção supera 1,1 milhão de veículos

Aumento da oferta sobre 2025 é de 7,1%. Só em maio foram criadas 1.100 novas…

% dias atrás

Hyundai lança i20 no Brasil e cria ponte entre hatchbacks e SUVs compactos

Novo modelo produzido em Piracicaba chega ao mercado em seis versões, com preços entre R$…

% dias atrás